quarta-feira, 19 de maio de 2021

Pernambucano, Gui Menezes lança obras no universo daCryptoart NFT

 


O Cantautor Pernambucano Gui Menezes, lança a primeira arte nordestina em NFT (Token não Fungível) “Retirantes nordestinos”, onde além da produção visual, Gui criptografou três de suas trilhas musicais em formato totalmente digital. Crypto art (ou NFT art) é toda produção artística digital que pode ter sua legitimidade verificada, assim como pinturas e esculturas originais. Esta validação acontece através do NFT, que é uma chave única atrelada à uma peça.

Criar arte em um ambiente digital abre um mundo de possibilidades para os artistas. Apesar do mercado de arte digital sofrer com questões sobre reprodução e como garantir a autenticidade dos trabalhos, principalmente na hora de vendê-los, a criação das Cryptos Galerias negociam a arte associada a uma cryptomoeda -  pessoas no mundo todo podem comprar um NFT - ou contrato digital - diretamente com o artista, e isso tem sido considerado por especialistas o futuro das artes no mundo.

O NFT é um selo criptográfico que representa algo único, portanto pode ser utilizado como prova de origem e autenticidade mesmo em ambientes virtuais. A prática de compra e venda de crypto art começou a ganhar tração no segundo semestre do ano passado, mas foi em dezembro de 2020 e em janeiro de 2021 que os leilões realmente cresceram em popularidade e lances, com a chegada de artistas conhecidos às plataformas.

Gui Menezes é o primeiro artista nordestino a ter suas obras criptografadas. O musico, cantor e compositor durante a pandemia através de salas no aplicativo clubhouse juntamente com um grupo de artistas brasileiros ingressou neste universo da arte digital se tornando um dos pioneiros no Brasil e o primeiro nordestino a expor em galerias digitais. Com um trabalho voltado para composição musical há mais de 25 anos, o cantor, compositor e músico é uma das atrações do Galo da Madrugada  com Orquestra Perfil há 13 anos e é responsável direto por projetos como Recital do Cais e direção musical em trilhas de espetáculos teatrais e circenses como o Vendedor de Carangueijos.

Atualmente, o artista tem 8 singles autorais lançados nas plataformas stream e, atingiu durante a pandemia, a marca de mais de 100 mil streams apenas no spotify. “Estar engajado nas novas formas digitais de negociar a arte, traz uma esperança em tempos de isolamento e pandemia, onde artistas já estão há mais de um ano impedidos de exercerem suas atividades em shows, eventos e espetáculos”, explica Gui.

A arte e música, Retirantes Nordestinos de Gui Menezes pode ser apreciada e negociada através do site Rarible.com/guimenezes, e a partir da compra de um token o comprador detém o contrato sobre a obra e pode negociá-lo futuramente. O artista pretende oferecer algumas vantagens a quem for adquirir as suas obras musicais, como a possibilidade receber arquivo das músicas em áudio, arte autografada, e benefícios em shows futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário