quinta-feira, 20 de maio de 2021

Dia do pedagogo é lembrado com palestras e lives nas Redes Sociais



A data 20 de maio foi instituída pela Lei nº 13.083/2015, para ser o Dia do Pedagogo, uma das profissões de grande relevância na formação educacional do País. Estes profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas na área da educação, são de extrema importância em diversas instituições de ensino e organizações. O objetivo da data, é reforçar e fortalecer o debate sobre o papel do profissional de pedagogia dentro dos organismos de ensino, engajando toda a sociedade, para oferecer o melhor aprendizado de crianças e adolescentes através de uma emenda de qualidade.

 

No Brasil, o Educador Paulo Freire deixou um vasto legado das incansáveis lutas pela melhoria da educação. Seu método era inserir a vida cotidiana do aluno, e também a política no ensino. O Educador era contra a chamada “educação bancária”, onde o professor era detentor do conhecimento e o aluno apenas um depósito. De acordo com ele, era preciso trabalhar em cima da experiência do aluno e dos seus conhecimentos. Freire defendeu o Plano Nacional de Alfabetização para que a sociedade menos favorecida e sem direito ao voto, pudesse praticá-lo e tornar-se crítico quanto a participação na política como cidadão. 

 

Paulo Freire é o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo, recebeu homenagem em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras, e mais de 350 escolas ao redor do mundo levam seu nome. Segundo um levantamento do especialista americano, Elliott Green, professor da London School of Economics, o livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo, é a terceira obra mais citada em trabalhos na área das humanidades em todo o mundo. Alguns Países aplicam e estudam o método do educador, são eles: África do Sul, Áustria, Alemanha, Holanda, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. 

 

A Faculdade Alpha Realiza hoje, a partir das 19hs palestras e lives voltadas para o Dia do Pedagogo. O evento faz parte do Seminário Acadêmico 2021.1, com o tema: Criatividade e Inovação: Vencendo os Desafios em Tempos de Pandemia, que já vem ocorrendo desde o dia (17). O simpósio é gratuito e tem direito a certificado, podem participar estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e público em geral. A transmissão do Workshop será pelas redes sociais no Canal do Youtube e Instagram da instituição. Confira abaixo a programação:

 

20/05 (youtube.com/c/GrupoAlphaOficial)

 

19h às 21h – Palestra / Contando histórias no meio virtual. 

Com: Professora Alexandrina Guedes

Palestra / Educação e Ludicidade

Com: Professora Rosângela Castelo Branco

Mediador: Professor Bruno Marones

19h30 – Live / Neuroliderança

Instagran:(@faculdade.alphaoficial)

 Convidado: Fábio Kalil

 Mediadora: Professora Magali Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário