sexta-feira, 21 de maio de 2021

Feira dos Novos Autores Baianos

 

A Feira dos Novos Autores Baianos acontece de 28 a 30 de maio. A programação contará com a apresentação de 31 autores locais, roda de conversa com editores independentes, feira de livros de editoras baianas e participação de escritores baianos integrantes da Academia de Letras da Bahia e Brasileira. O evento também contará com o lançamento de um e-book e um audiobook coletivos com obras dos novos talentos revelados no evento.

 

A curadoria da feira selecionou cinco autores de cada macroterritório da Bahia, que participaram de sarau on-line.  Estes selecionados farão parte de uma coletânea digital com um e-book e um audiobook narrados por atores e atrizes. As leituras são uma forma de ampliar o número de agentes culturais contemplados pelo projeto e a acessibilidade social a esses produtos literários.

 

No encontro entre editores, a proposta é aproximar os novos autores e o público interessado da dinâmica do setor.  Este será o momento de traçar um panorama sobre o mercado editorial local, a partir da apresentação das linhas editoriais e os nichos de atuação. Haverá também um bate-papo sobre temas como a cadeia produtiva do livro, políticas para o segmento, tendências e desafios, e os meios e formas de publicação em cada uma delas.

 

Adriana Pesca, Hitxá Pataxó, indígena da etnia Pataxó, residente na Aldeia Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália, professora e poeta terá sua poesia “De Brasis em Brasis, meu Brasil se reinventa” como parte do audiobook. Wendel de Jesus Santos, da cidade de Alagoinhas, de 19 anos, também foi um dos selecionados do projeto. Desde os 16 anos, Wendel vem desenvolvendo suas habilidades e talento para escrita. Começou com o rap, onde mistura e traz ritmo à sua poesia. Já participou de eventos escolares com grande destaque para as suas apresentações.

 

Direto da região Norte, do Sertão do São Francisco, em Juazeiro, Denis Braga trabalhou na terra de sua família, fez curso técnico em agropecuária na escola agrotécnica de Juazeiro, trabalhou como vendedor e como garçom até 2014, quando sofreu um acidente. Encontrou na escrita uma forma de transcender e superar desafios, retratando em seus textos o modo de vida do catingueiro nordestino, seus elementos mais emblemáticos, o amor pela terra natal e as lembranças da infância.

 

Valéria Rocha é a última dos sete filhos da dona de casa Maria José da Paixão de Oliveira e do garimpeiro Coriolando Rocha de Oliveira, seu Cori, de Itaberaba, na região Centro-Leste do estado. É Cordelista desde 2007, tendo seus folhetos difundidos na região da Chapada Diamantina e por dois anos consecutivos montou a exposição “Literatura de cordel – Meus versos em papel de pão”, recebendo a comunidade local e região.

 

Ananias Serranegra é ator e poeta de Ibotirama, região Oeste da Bahia. Foi diretor artístico da Junina Velho Chico e ator na Cia de Teatro Mistura. Sua poesia “Umbigo Silêncio” fará parte do projeto audiovisual. Já Karla Lima é de Vitória da Conquista, historiadora e professora e foi poeta de gaveta por anos a fio. É autora do livro “Sobre deitar no tempo e esquecer do chão”, publicado pela Editora Penalux (2020). Outros 25 autores fazem parte do projeto.

 

A Feira dos Novos Autores Baianos é uma realização da Mil Produções Artísticas, de Salvador, tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Agenda

Feira dos Novos Autores Baianos  -  (formato virtual)

Quando: 28 a 30 de maio

Onde: Instagram - @milproducoesartisticas Evento On Line

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário