sexta-feira, 30 de abril de 2021

Valentin aborda os dilemas do trabalhador brasileiro em novo single

 

Nesta sexta-feira (30), véspera do dia do trabalhador, o projeto Valentin lança um novo single, "Uni-vos!”. A faixa, que também contará com videoclipe, fala sobre a exploração nas relações de trabalho e as estratégias de despolitização na luta por direitos. Como o refrão entrega, "é caso pensado, plano articulado de quem se alimenta do seu suor enquanto você corre atrás do seu pão". Valentin é o projeto solo do músico gaúcho Érico Junqueira, que em 12 anos de trajetória já conta com 3 álbuns e 3 EPs na discografia, além de uma série de turnês pelo Brasil.

 

 

 

No final de 2019, o projeto Valentin lançou uma campanha de financiamento coletivo para a produção do seu próximo álbum, iniciando uma parceria com o coletivo de criação musical OCorre Lab. A campanha durou 2 meses e contou com mais de 200 apoios, arrecadando cerca de 15 mil reais.  As gravações estavam programadas para começarem em março do ano passado, mas tiveram que ser paralisadas em função da pandemia de Covid-19.

 

 

 

Por conta do hiato indeterminado, Érico começou a trabalhar em novas canções, dessa vez influenciadas pelo contexto de colapso político-social que se instaurou no país. Assim, o caráter mais intimista e existencial de suas canções deu espaço às letras de denúncia social, embaladas por uma sonoridade inspirada em ritmos e movimentos artísticos da américa latina, como a cúmbia e a Nueva Canción Chilena.

 

 

 

O conjunto de novas canções aborda temas como a exploração nas relações de trabalho, direito à moradia e a sensação de impotência frente a todos os retrocessos recentes. Porém, ao mesmo tempo, versa sobre a capacidade de imaginar futuros diferentes diante desse cenário adverso. "Uni-vos!" é o primeiro de uma série de singles do projeto Valentin em 2021, que serão lançados pelo Selo Estelita, de Recife. Outros dois lançamentos estão previstos para os próximos meses, ambos com estéticas e sonoridades parecidas. Eles fazem a transição entre a sonoridade acústica do projeto até então e o próximo álbum, que terá arranjos na formação de banda.

 

 

 

"O sistema em que vivemos e que nos foi imposto não é e nem nunca será suficiente. Por isso, é muito necessário que sejamos capazes de imaginar outras realidades e também imaginar maneiras de alcançar essas realidades. Essa canção e as próximas vem com essa intenção, de entender que o mundo em que nós vivemos pode e deve ser transformado para que todas as pessoas, e não somente umas poucas, possam desfrutar uma vida que seja digna e muito mais completa", afirma Érico.

 

 

 

Inspirada nas recentes greves de entregadores e motoristas de aplicativo, a composição denuncia a desvalorização da mão de obra como consequência da precarização dos direitos dos trabalhadores, justificada por uma falsa lógica de empreendedorismo e autogestão. Nesse sentido, a música traz um sample de falas do líder do movimento Entregadores Antifascistas, Paulo Galo (ou Galo de Luta). As frases, retiradas de entrevistas de Galo sobre a recente mobilização dos entregadores, expressam a essência da mensagem da música: "Sou trabalhador e me sinto conectado com outros trabalhadores através da história" / "Se vocês entendessem que vocês deveriam se unir com 'nois', classe trabalhadora, a gente mudava isso tudo, mano".

 

 

 

A produção e mixagem da faixa é assinada por Leonardo Braga, produtor que já trabalhou com Érico nos dois últimos materiais lançados pelo projeto Valentin – o single "Carnaval" (2018) e o EP "Preparando o Salto" (2019). A sonoridade acompanha o tom mais vibrante e explosivo da letra, mesclando elementos como a percussão e a gaita  (tocada por Luiz Augusto Correa) em uma levada de cúmbia. Francisco El Hombre, Manu Chao e El Efecto são algumas das principais referências sonoras.

 

 

 

O projeto gráfico do trabalho foi desenvolvido por Lívia Koeche e Bruno dos Anjos, e busca representar visualmente essas temáticas através da mistura de linguagens como o fotojornalismo, a colagem digital, o vídeo e a projeção mapeada. A capa do single apresenta a combinação de fragmentos desse alfabeto de pixos como um registro da primeira manifestação dos entregadores em São Paulo, feito pelo fotógrafo Pedro Stropasolas (Brasil de Fato). Já o videoclipe que acompanha a música engloba uma série de outros contextos relacionados à exploração e as relações de trabalho no Brasil, fazendo uso de sobreposições e paralelos narrativos. A estreia do clipe está marcada para o dia 1º de maio, às 19h, no canal do Youtube do artista (youtube.com/valentinmusica).

 

 

Acompanhe:

Spotify: https://spoti.fi/3wYqHdk

Instagram: https://www.instagram.com/valentinmusica/

YouTube: https://www.youtube.com/user/valentinmusica

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário