domingo, 25 de abril de 2021

Festival de Música Rádio MEC 2021 abre inscrições na segunda, dia 26

 

Na segunda-feira, 26 de abril, começam as inscrições para o Festival de Música Rádio MEC 2021, que vai premiar 12 obras em quatro categorias: Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil e Música Popular. De cada uma, sairá a Melhor Composição Inédita e o Melhor Intérprete. Os ouvintes também têm participação no Festival e caberá a eles definir os vencedores do Prêmio de Melhor Música Voto Popular nas quatro categorias.

 

As inscrições são gratuitas e vão até 21 de junho, pela Internet, no site radiomec.ebc.com.br. Cada compositor poderá inscrever até duas músicas por categoria, basta preencher o formulário on-line e fazer upload do material solicitado no regulamento do Festival.

 

Do total de músicas inscritas, uma equipe técnica da Rádio vai definir os semifinalistas em Melhor Canção, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Música Infantil, Melhor Intérprete Música Infantil, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Música Instrumental, Melhor Música Clássica e Melhor Intérprete Música Clássica. O número de selecionados vai variar de acordo com o número de músicas inscritas, até um máximo de 100, no total.

 

Os semifinalistas serão conhecidos pelo público no dia 17 de julho, em radiomec.ebc.com.br. De 19 de julho a 23 de agosto, as músicas classificadas passam a integrar a programação da Rádio MEC.

 

Na etapa seguinte, os votos populares e os da comissão julgadora – personalidades de notório saber em música, além de profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) – vão selecionar os 24 finalistas do Festival. Os critérios observam a qualidade artística em música, letra, partitura e interpretação, bem como a originalidade da obra.

 

No dia 25 de agosto, os ouvintes finalmente conhecem os finalistas e podem eleger os vencedores do Prêmio de Melhor Música Voto Popular nas quatro categorias. A votação acontece entre 17 de julho e 23 de agosto.

 

Os vencedores do Festival serão anunciados no site da Rádio MEC no dia 25 de setembro.

 

Em sua 13a edição, o Festival de Música Rádio MEC se dedica a revelar novos talentos e estimular a produção musical no Brasil, com foco na diversidade sonora e na identidade cultural de cada região. A edição de 2019 bateu recorde de participações, com 687 músicas inscritas. Em 2020, essa marca foi superada, com 1023 músicas e mais de meio milhão de votos populares. Para este ano, a organização espera um número maior de obras participantes e ainda mais engajamento dos ouvintes.

 

Principal rádio de música instrumental e de concerto

 

A Rádio MEC integra o Sistema Público de Rádio, gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A estação é sucessora da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que inaugurou a radiodifusão no Brasil em 1923, sob o comando de seu idealizador, o carioca Edgard Roquette-Pinto.

 

Especializada em música de concerto e jazz, a MEC dedica grande parte de sua grade à transmissão música instrumental. A emissora leva ao ar grandes compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos, além das faixas especiais reservadas ao jazz e à música popular brasileira.

 

Os ouvintes do Rio de Janeiro podem conferir a programação nas frequências 99,3 MHz (FM) e 800 kHz (AM). Já em Brasília, a Rádio MEC ocupa os 800 kHz (AM). Os programas da Rádio ficam disponíveis na Internet pelo aplicativo EBC Rádios (Android e iOS) e no site radiomec.ebc.com.br.

 

 

Cronograma do Festival de Música Rádio MEC 2021:

 

26/04 – Publicação do edital

26/04 a 21/06 – Inscrições

17/07 – Divulgação das músicas semifinalistas no site

19/07 a 23/08 – Execução das músicas semifinalistas na Rádio MEC

17/07 a 23/08 – Votação popular e do júri para definição das finalistas

25/08 – Divulgação das músicas finalistas no site

25/08 a 25/09 – Execução das músicas finalistas na Rádio MEC

25/08 a 25/09 – Votação popular e do júri para definição dos vencedores

25/09 – Divulgação dos vencedores

 

Serviço:

Festival de Música Rádio MEC 2021

Inscrições gratuitas a partir de 26 de abril.

Site: radiomec.ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário