quinta-feira, 22 de abril de 2021

Okalonam lança single “Caminho de Casa” em parceria com Lirinha

 

Fotos Nilton Leal

Após o lançamento de “Batismo de Ogã”, single de estreia do grupo Okalonam, “Caminho de Casa” estreia nas principais plataformas digitais. O título da faixa é justamente a tradução da palavra Okalonam, de origem iorubá. Rafa Almeida, percussionista do Cordel do Fogo Encantado, encabeça o projeto, que nesta música conta com a participação especial de Lirinha.

“Conhecendo os integrantes do grupo Okalonam há muito tempo, sendo companheiros de banda e de estrada desde o início do Cordel do Fogo Encantado, sei da força e poder artístico de todos eles. Mesmo assim, esse trabalho me surpreende pela beleza da criação rítmica e os arranjos harmônicos impactantes”, compartilhou o vocalista do Cordel do fogo encantado.

Batucadas, barulho de chuva, metais marcados, a melodia, junto com a voz marcante e consagrada de Lirinha, convidam o ouvinte para viajar e experimentar a ancestralidade evocada por “Caminho de Casa”. O single conta ainda com as participações de Isadora Melo e Gabi da Pele Preta nos voc

Rafael Almeida compartilha que o processo criativo da canção foi executado por ele, Deco Trombone e Lirinha. “Eu e Deco compusemos a música. Lira já entrou comigo na composição da letra. Ficamos com a sensação de trabalho bem feito. As pessoas que fizeram parte, acharam o instrumental muito lindo. Queremos que as pessoas se sintam caminhando para casa”, compartilhou.

Para Lirinha, participar da composição foi uma experiência prazerosa. “Eu fui convidado por Rafa para fazer um poema nesse disco de estreia deles, e o tema do poema era caminho de casa. A ideia que me veio, escutando a música, foi de que toda caminhada na vida é voltando pra casa, a casa dos nossos sonhos. E a partir desse poema e da melodia dos sopros, construímos um coral que transformou a música numa canção. Fiquei muito feliz de viver esse momento com os meus amigos e os meus ídolos”, completou o artista.

Aprovado pela Lei Aldir Blanc no edital de 2020, o primeiro álbum do grupo, assinado pelo Selo Estelita, está sendo minuciosamente preparado desde 2018 e deve chegar em breve. O projeto, além de Lirinha, conta com as participações de Emerson Calado (colaborador do arranjo dessa canção) e Nego Henrique, percussionistas do Cordel do Fogo Encantado.

Anteriormente, Rafa já havia comentado sobre o processo elaborado e cauteloso que envolve a construção do álbum “A gente veio levantando as guias das músicas, devagarzinho, sem pressa. Pretendemos gravar com várias participações. Vem por aí muitas batucadas, muitas danças e muitos gingados”, compartilhou.

O próximo single do grupo se chama “Yorubeat Equilhybrido”, e deve ser lançado em parceria com Vitor Araújo.

Siga: @okalonam

Escute: https://found.ee/okalonam


Nenhum comentário:

Postar um comentário