quarta-feira, 28 de abril de 2021

Covid-19 e seus males para a saúde dos olhos

 


Dentre as diversas portas de entradas do Covid-19, os olhos são considerados uma das principais. De acordo com estudos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o vírus que pode causar conjuntivite em 1 a 3% dos indivíduos contaminados, também pode lesionar a retina.

São as células da retina as responsáveis por enviar informação que gera a imagem no nosso cérebro. Além disso, a úvea, um conjunto de estruturas que inclui a parte colorida do olho (íris), também pode ser lesionada. “O vírus ainda pode ressecar e inflamar a córnea”, explica o oftalmologista Sergio Shibukawa.

Na conjuntivite, que inclusive pode ser o primeiro sintoma de Covid-19 em alguns pacientes, coceira, ardência, vermelhidão e sensação de areia são os principais sintomas. O problema é altamente contagioso e precisa de avaliação médica para não se tornar uma úlcera na córnea e acometer danos graves à visão

Para evitar quaisquer complicações, as recomendações seguem iguais ao começo da pandemia: usar máscaras adequadas, evitar aglomerações, lavar as mãos e evitar encostar no rosto. “Algumas medidas reduzem a chance de contágio e devem ser levadas à sério. As pessoas que utilizam lentes e óculos, precisam fazer a higiene correta desses instrumentos”, finaliza Dr. Sergio.



Dr. Sergio Shibukawa é médico oftalmologista, membro do Conselho Brasileiro de oftalmologia, formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui residência médica pela Universidade de Mogi das Cruzes, com subespecialização em córnea e doenças externas pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba (Hosbos).

Sempre com vontade de ajudar o próximo, mesmo antes da faculdade já participava de diversos eventos assistenciais. Durante um momento complicado da vida, vendeu pastéis para concluir o ensino médio e foi quando decidiu que realmente queria ser médico, descobriu além de sua vocação, a importância de uma boa comunicação e de ouvir as pessoas.

Durante a faculdade, se viu fascinado pela oftalmologia, por se tratar de órgão vital do nosso corpo. Além disso, amava o quanto a especialização mistura ciência, tecnologia e conhecimentos avançado no dia a dia. Para ele, o único órgão que conseguimos ver os vasos sanguíneos com nossos próprios olhos, direto e através de um simples exame, era onde gostaria de consolidar sua carreira

Mesmo com o longo tempo de formado, não deixa de se atualizar em congressos médicos, hospitais escola e artigos científicos, costuma ler bastante. Além disso, viu sua carreira subir de nível quando atendeu o locutor de rodeios Marco Brasil, que trouxe famosos de todos os lugares, entre eles: Val Machiori, Major Olímpio e uma grande leva de sertanejos

Instagram: @drsergioshibukawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário