quinta-feira, 22 de abril de 2021

Construção civil na pandemia: O setor liderou a geração de empregos em 2020 e espera crescimento em 2021

O ano de 2020 foi desafiador em muitos aspectos e na construção civil não foi diferente. Mas entre altos e baixos, o setor conseguiu driblar as dificuldades. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério da Economia, nos primeiros dez meses do ano de 2020, a área foi responsável pela criação de 138.409 novos postos de trabalho, liderando a geração de vagas formais no país.

Na Paraíba, foram gerados 6.330 empregos em 2020, sendo 88% deles em João Pessoa. Empresas, como a construtora Alliance, conseguiram manter os postos de trabalho e seus projetos em andamento. “Foi um ano de muita superação para as equipes, mas tomando como premissa os valores da organização, que é a ética e o compromisso, superamos as adversidades e conseguimos honrar, cumprir e manter os postos de trabalho que já tínhamos”, explicou Hugo Montenegro diretor executivo da empresa.

Com três obras em execução e mais duas que serão iniciadas este ano, a Alliance tem aproximadamente 500 postos de trabalho direto, além da geração de trabalhos indiretos e a movimentação de outros setores: “São arquitetos, indústrias de móveis planejados, lojas de móveis, decoração e construção. Tudo isso é movimentado em função dos empreendimentos que são lançados e construídos. Cada setor atuando no seu devido momento, desde a construção até a entrega do prédio”, afirmou Montenegro.

Tendências para 2021

Para este ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), tem a expectativa de que o Produto Interno Bruto da construção civil avance 4%, no qual seriam abertas cerca de 150 mil novas vagas de trabalho. Além disso, uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a CBIC, aponta crescimento da intenção de compra de imóveis para patamares pré-pandemia. A pesquisa também mostra que os compradores têm novas exigências, o que reflete no desejo das pessoas de aproveitarem mais os espaços da casa.

Imóveis com áreas externas, que são ventilados e que possuem boa iluminação natural podem vir a ser mais desejados. Além disso, há uma tendência entre produtos que possibilitem maior contato com a natureza e espaços para relaxar, como o Nai, o mais recente lançamento da Alliance. Seu grande diferencial é a biofilia, um conceito em arquitetura que prioriza a natureza e os espaços verdes dentro da vida urbana e que proporciona um lugar onde é possível experimentar benefícios físicos e emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário