sexta-feira, 30 de abril de 2021

Série na TV Brasil narra a trajetória de Mestre Lumumba

 

No sábado, dia 1o de maio, o quarto e inédito episódio da série Transversal do Tempo conta a história do músico e ativista Lumumba, de 72 anos. O programa vai ao ar às 22h, na TV Brasil.

 

Lumumba nasceu Benedito Luis, quando sua mãe tinha 13 para 14 anos de idade. Ela era porta-bandeira da Escola de Samba Estrela D’alva, em Campinas. Não conviveu com o pai, que também era músico e tinha o apelido de Pássaro Preto.

 

A música estava no sangue e também no dia a dia da infância de Lumumba, pois foi brincando com os tambores – no centro de umbanda que sua mãe frequentava – que aprendeu a tocar. Hoje, diz que a música é o instrumento que encontrou para passar sua mensagem ao mundo.

 

Lumumba esteve na primeira geração de negros que pode entrar na escola e estudar, pois só em 1945 a legislação educacional passou a incluir formalmente os negros.

 

Músico, ativista, líder religioso, todas essas facetas em um homem só. Sobre a velhice, diz que não se sente com a idade que tem, pois a sociedade quer descartar os velhos. Mas Lumumbavê que isso não se dá com ele. Acredita que a vida não acaba com a morte, pois cada um é fruto de quem já morreu. A vida se perpetua assim.

 

 

Sobre Transversal do Tempo

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com mais de 60 anos vai mais que dobrar no Brasil até 2050: de 12,5% para 30% da população. O alargamento dessa faixa etária no país caminha em ritmo mais acelerado que o da média mundial no mesmo período.

 

Ao longo de 13 episódios, cada um com 26 minutos, a nova atração da emissora apresenta a história de brasileiros que reinventaram suas funções na sociedade depois dos 60 anos de idade.

 

Os documentários revelam trajetórias diversas, de artistas a trabalhadores do campo; ricos e pobres; homens e mulheres; famosos e anônimos; empreendedores e aposentados. São pessoas que se lançam sem receios ao futuro graças à bagagem que construíram ao longo do tempo. A reinvenção pessoal é uma necessidade dos tempos atuais que pode vir acompanhada de autoconhecimento e alegria.

 

Transversal do Tempo mostra ainda como o desafio de se reinventar responde por boa parte da angústia do indivíduo maduro, hoje pressionado pela exigência de vitalidade juvenil no mercado de trabalho. Na contrapartida, é uma geração contemplada com uma expectativa de vida cada vez maior.

 

Produção da Miração Filmes, Transversal do Tempo vai ao ar na TV Brasil todo sábado, às 22h.

 

 

 

Serviço:

 

Transversal do Tempo, Ep. 4: Lumumba

 

Inédito

 

Sábado, 1o de maio, às 22h, na TV Brasil.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário