quarta-feira, 24 de maio de 2017

PÃO DE AÇÚCAR REALIZA EVENTO ESPECIAL COM A PRINCIPAL BEBIDAS DOS LARES BRASILEIROS: O CAFÉ

A bebida preferida de 10 entre 10 brasileiros está em destaque nas lojas Pão de Açúcar de João Pessoa de hoje (24) até o dia 4 de junho. A rede realiza o especial Cafés e Cia. com muitas opções da bebida e dicas para os consumidores.


Hoje em dia, podemos degustar cafés com sabores distintos ao longo do dia, de acordo com cada momento. Por exemplo, de manhã, para despertarmos, um café suave é o mais indicado. Já após as refeições, uma boa pedida é um espresso, um pouco mais intenso. Fato é que independente do seu gosto, neste especial, o Pão de Açúcar traz para o consumidor as peculiaridades e características de todos os tipos de café e os seus acompanhamentos, como por exemplo: bolo, biscoitos amanteigados ou até mesmo chocolates. Além disso, uma grande variedade de produtos com preços especiais neste período.

Com o objetivo de sempre ajudar o consumidor facilitando o seu cotidiano, o Pão de Açúcar lista uma harmonização entre os diversos tipos de café e seus acompanhamentos perfeitos:

DESCAFEINADOS:

A cafeína tem um composto químico orgânico que contém nitrogênio e é encontrado em vários alimentos, como: cacau, chá e café. Ela atua como um estimulante natural e seu uso tem sido ampliado pelas indústrias alimentícias e farmacêuticas. Consumir ou não a cafeína é uma decisão de cada um.

Muitas pessoas têm maior sensibilidade à substância do que outras. Para quem procura diminuir sua ingestão, mas não abre mão de um café à noite, a recomendação é o café descafeinado, cuja cafeína é retirada por métodos químicos ou naturais. Entretanto, hábito, sabor e principalmente o sono não serão perdidos.

CAFÉS SUAVES:

Os cafés mais suaves apresentam sabores e aromas mais delicados. Seus grãos são produzidos a partir de blends da espécie Coffe arabica, cujo processamento pós-colheita é feito sem a casca.

A bebida preparada com esses grãos de torra mais clara tornam os cafés ainda mais suaves e a moagem mais grossa faz o grão ter menos corpo e aroma. Numa escala começando com 3 e terminando em 10, os cafés são classificados como suaves quando ficam entre 3 e 6.fés com intensidades menores e saves, com

Cafés com essa particularidade são melhores degustados sem açúcar, preferencialmente puros. Os cafés mais suaves combinam melhor com queijos mais delicados, como os frescos e com pouco tempo de cura, com bolos cítricos de laranja ou limão e com chocolate ao leite. Há quem diga que servi-lo com frutas secas também é interessante.

CAFÉS INTENSOS:

Considerados como pilares dos cafés intensos: a torra do grão do café e o seu blend são fundamentais para a percepção do sabor quando ele é classificado como forte ou intenso. Quanto maior o nível de intensidade e, consequentemente, mais acentuado o seu amargor, maior será a porcentagem de grão de espécie canephora. Conhecido como robusta, este tipo de café tem o dobro da quantidade de cafeína que um da espécie arábica.

Biscoitos amanteigados, chocolates amargos e até mesmo brownie são combinações ideais para este tipo de café. Tem uma finalização mais longa e duradoura no paladar, o pó tem cor marrom mais escuro e o horário mais aconselhável para consumo é após o almoço. Na mesma escala de intensidade dos cafés, este encontra-se entre 7 e 10. 

A evolução do café trouxe o seu preparo a ser realizado em cápsulas. E não é por isso que suavidade e intensidade serão esquecidos. Basta saber a quantidade de água a ser colocada para determinar qual tipo de café você vai escolher, por exemplo: o café longo recebe uma quantidade maior de água resultando em um café mais fraco; já o café curto, tradicionalmente chamado de espresso, é concentrado e rico em açúcares, devido ao seu método de extração e rápido contato com a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário