segunda-feira, 15 de maio de 2017

Construtoras apostam no apartamento decorado como estratégia de vendas

Seja na planta ou pronto, a compra de um apartamento requer uma avaliação de vários detalhes na hora da escolha. Hoje, pode-se contar com vários materiais visuais para ter uma ideia de como um espaço pode se transformar em um lar. Alguns se satisfazem com esses recursos e até conseguem visualizar um imóvel mesmo antes da sua conclusão, mas outros não. É aí que entram os apartamentos decorados.



Utilizados frequentemente pelas construtoras, esses espaços são fortes aliados no momento do negócio, beneficiando tanto o comprador quanto o vendedor. O corretor de imóveis Vinícius Rocha reconhece que os decorados são uma estratégia importante. “O cliente é puramente visual. Quando ele vê o apartamento pronto fica mais fácil o trabalho do corretor, pois nem precisamos de muitos argumentos, só precisamos mostrar. E quando o cliente se encanta, existe uma tendência a fechar mais fácil o negócio. Eu diria que o decorado facilita a venda em 30 ou 40%.”

Segundo o gerente comercial da Construtora Alliance, Murilo Souza, essa é uma estratégia que complementa todo o processo de apresentação de um empreendimento ao mercado. “Tudo depende de como o mercado entende do produto. Se for necessário, nós fazemos o decorado. E esse é o ponto principal, que vem para complementar as ações que fazemos no lançamento e durante todo o processo de venda de um imóvel”, diz.

Além disso, Murilo destaca o papel que essa estratégia tem no imaginário do cliente. “Quando apresentamos um imóvel em construção, temos o book, maquete e vídeo em 3D, mas quando está pronto e o comprador vê o apartamento todo montado é diferente. Ele pode ver o que cabe em cada ambiente, como pode aproveitar melhor os espaços e definir se aquela metragem atende realmente às suas necessidades. É isso que nos fez usar essa ferramenta,” complementa.

A construtora fez uso do apartamento decorado no empreendimento Plaza Home & Business, o primeiro complexo multiuso entregue na cidade. Em parceria com a arquiteta Lívia Marques, foi projetado no local um apartamento para oferecer aos corretores um elemento a mais e dar ideia aos clientes do que eles realmente estão comprando.

O arquiteto Leonardo Maia, responsável pelo projeto dos apartamentos decorados do empreendimento de alto padrão Solar Tambaú, ressalta que é preciso alinhar a decoração ao conceito do edifício. “A obra agrega tudo de tecnologia de ponta para a construção civil em termos de materiais e soluções de engenharia e arquitetura. Por isso, sabíamos que tínhamos que seguir um padrão sofisticado e um projeto que fosse atemporal, que não cansasse e que agradasse a todos os eventuais moradores, além de dialogar com o conceito do Solar. Procuramos também os melhores fornecedores, com tudo de alto padrão de acordo com o perfil do empreendimento”, esclarece.

Para o corretor Luiz Fortes, a estratégia pode definir a venda. “Eu acho que o decorado é primordial para uma venda hoje em dia. Ele traz a ideia de como vai ficar e como poder ser um apartamento. Às vezes, sem mobília e decoração, pode passar a impressão de que é pequeno ou não vai caber a cama desejada, por exemplo. Com o decorado, ele já começa a se ver morando no local”, relata.

No caso de alguns residenciais, como é o do Alliance Plaza Home & Business, empreendimento concluído e entregue, existe ainda a vantagem de comprar o apartamento decorado. “Muitos chegam aqui, se surpreendem e pensam ‘gostaria de morar aqui’. Se ele se encantar com tudo, por que não fazer a venda completa?”, finaliza Murilo Souza.


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