sexta-feira, 26 de maio de 2017

3ª edição do Vento Festival anuncia lineup e muito mais

Entre os dias 15 e 18 de junho, O VENTO FESTIVAL #3 convida a olhar para dentro e, a partir daí, construir um novo mundo. O ponto de partida desta viagem é SÃO SEBASTIÃO (SP), a nova casa do festival que apresenta 12 shows no palco principal e muito mais.


Todos aprendem bem cedo que tudo começa com o EU. Depois vem o TU, o ELX (assim mesmo, sem feminino ou masculino), para, então, chegarmos juntos ao NÓS, o famoso “a gente”.

Entre os dias 15 e 18 de junho de 2017, a terceira edição do VENTO FESTIVAL convida todos a realizar uma conexão com o EU, num profundo mergulho profundo para dentro. E antes que haja confusão com o narcisismo, deixamos claro que a proposta é oposta: é sair da superfície, submergir e emergir para criar empatia potente com o TU, com o ELX e, então, fortalecer o coletivo NÓS.

Indivíduo, missão, paixão, essência, raiz e mundo. O VENTO FESTIVAL #3 é sobre isso. Tem a ver com autoconhecimento e empatia para somar. É um convite para o EU ficar mais autêntico e ir para o mundo. Trata-se de uma soma: indivíduo e coletivo. E não de uma divisão entre coletivo e indivíduo. A ideia é unir e não comBATER ou emBATER. Até porque o VENTO não bate, mas sopra e ventila. Assim, ventilou a ideia do coletivo e fez acontecer sua primeira edição, lá em 2015.

Eis o VENTO da vez: um convite a vivenciar e - quem sabe - transformar cada universo particular, para daí - quem sabe - mudar o mundo para melhor. O lineup do festival é um story telling dessa vontade, do início ao fim. 

  
De casa nova, no centro histórico de São Sebastião, o VENTO FESTIVAL #3 começa com uma apresentação da tribo indígena da Aldeia do Rio Silveiras (que fica entre os municípios de Bertioga e São Sebastião, perto de Boracéia): uma ode à ancestralidade, à história, à raiz, à terra e a quem da terra é. E encerra com um libertário cortejo carnavalesco (sim, Carnaval em junho porque Carnaval é coisa nossa) turbinado pelo bloco Tarado Ni Você, tropicalista, livre e explosivo. Entre as atrações estão os 12 shows especialmente escolhidos e desejados pelo VENTO FESTIVAL #3, que ganha apoio, carinho e incentivo da Estrella Galicia. Reconhecida por apoiar a cultura na Europa (e cada vez mais pelo globo), a marca estreia num festival no Brasil. Leva seu nome e seu frescor para o palco principal, o SON Estrella Galicia, que ganha cenografia tropical com espelhos (para que o público também se veja ali, no palco), vegetação nativa e iluminação especial.

É neste lugar que vai ter batuque raiz, referência e reverência à cultura Yorubá (Abayomy Afrobeat Orquestra e Metá Metá). Vai ter o inclassificável (Francisco, el Hombre), o fluído e espontâneo (Tono), o visceral (Macaco Bong). Vai ter poesia em muitas e diferentes formas, leveza sem esforço (Negro Léo, Mombojó), mulheres superpoderosas (Anelis Assumpção, Ava Rocha, Paula Cavalciuk e Dani Nega). E vai ter amor (Do Amor) e catarse.  

O lineup do Vento (que além do palco principal também conta com música na Oca, local onde a programação do dia acaba em pista de dança) é formado por artistas e músicos de uma mesma geração, indivíduos que estão entre os 30 ou 40 anos, que são talentosos, multi, generosos e colaboram uns com os outros, participam de projetos mil, reconhecem seus valores individuais e coletivos. Praticam a empatia e assim fazem o mercado deles acontecer. Têm repertório amplo, profundo, sem preconceitos: do afro ao pop, do psicodélico ao crú. Vem de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Maranhão, de São Sebastião, da Paraíba, do México, do mundo. Têm a vivência de quem já olhou para dentro e colocou para fora para compartilhar. Talvez por isso sejam tão desapegados aos rótulos e roupagens que lhes possam tirar a liberdade de ser o que já são.

Alguns artistas ainda participarão dos círculos de trocas do VENTO, que são: Vento Ventila e Spotify Talks, abordando temas como: sustentabilidade, capacitação, expressão, voz, cultura, escuta e trabalho. É uma galera que faz, produz, fala, ouve e não desdenha do diferente, mas abraça.

Aceita o convite? Então, venha olhar para dentro. Dizem que a paisagem é surpreendente. Sempre.

O Vento Festival 2017 tem apoio da Prefeitura de São Sebastião, Estrella Galicia e Red Bull. O Spotify é o player oficial. A realização é da Casco Conecta.


// PALCO SON ESTRELLA GALICIA
curadoria: Anna Penteado

ABAYOMY AFROBEAT ORQUESTRA (RJ)
ANELIS ASSUMPÇÃO (SP)
AVA ROCHA (RJ)
BARRO (PE)
BLOCO TARADO NI VOCÊ (SP)
DO AMOR (RJ)
FRANCISCO, EL HOMBRE (BRASIL, MÉXICO)
MACACO BONG (MT)
MOMBOJÓ (PE)
METÁ METÁ (SP)
NEGRO LEO (RJ)
PAULA CAVALCIUK (SP)
TONO (RJ)

+ MICROFONE ABERTO
novas bandas que estão sob votação pública <3 font="">

// OCA VENTO #3
Vento Festival + Free Beats convidam

DJ SETS E LIVE PERFORMANCES: 
ACAUÃ (Ilhabela, SP)
BEATFLAVOR (SP)
CRACA E DANI NEGA (SP)
DEAF WHALE (PA)
FURMIGA DUB e seu Bando (PB)
JOÃO LAION (SP)
MARI MATS (SP)
MISSION SABOTAGE (SP)
TAG SOUND SYSTEM (SP)
UBUNTO (BA)


LINEUP GERAL VENTO #3

QUINTA-FEIRA _ 15.06.17
15:00 - RITUAL COM OS ÍNDIOS DA ALDEIA RIO SILVEIRAS 
16:00 – UBUNTO _ Oca Vento
17:00 - PAULA CAVALCIUK _ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
17:45 - Beatflavor_ Oca Vento
18:45 - DO AMOR_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
20:00 - Tag Sound System_ Oca Vento
21:00 - MOMBOJÓ_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
22:30 – DJ Freebeats _ Oca Vento
23:30 – FRANCISCO, EL HOMBRE_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
24:30 – Mission Sabotage A/V + convidados_ Oca Vento
SEXTA-FEIRA  _ 16.06.17
14:00 - SPOTIFY TALKS - Porque o Indie não anda só.
15:00 - SPOTIFY TALKS - Por que você não faz assim?
16:00 - OPEN MIC_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
16:45 - João Laion_ Oca Vento
18:00 - NEGRO LEO_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
19:30 - Deaf Whale_ Oca Vento
21:00 - AVA ROCHA_PALCO SON ESTRELLA GALICIA
22:30 – Craca e Dani Nega _ Oca Vento
23:30 - METÁ METÁ_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA 
24:30 - Free Beats com Mauro Farina e BeatFlavor_ Oca Vento

SÁBADO _ 17.06.17 
13:00 - VENTILA_ O poder transformador da cultura _ Oca Vento
14:00 - VENTILA_ Olhe para dentro e construa um novo mundo_ Píer
14:30 – João Laion & Deaf Whale_ Oca Vento
15:30 - BARRO_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
16:30 - BeatFlavor_ Oca Vento
17:30 - TONO_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
18;30 - Ubunto_ Oca Vento
19:45 - MACACO BONG _ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
20:45 - Acauã _ Oca Vento
21:30 - ANELIS ASSUMPÇÃO_ PALCO SON ESTRELLA GALICIA 22:30 - Furmiga Dub e Seu Bando_ Oca Vento
23:30 – ABAYOMY AFROBEAT ORQUESTRA _ PALCO SON ESTRELLA GALICIA
24:00 - Free Beats com Mission Sabotage e Mari Mats _ Oca Vento

DOMINGO _ 18.06.17 
11:30 - VENTO VENTILA _ É tudo nosso _ Píer 
14:00 - SPOTIFY TALKS_ Como faz isso? _ Oca Vento
15:30 - Concentração para o Cortejo
16:00 - BLOCO TARADO NI VOCÊ
18:00 até 20:00 - Festa de rua Free Beats


ACESSE BIOS ARTISTAS VENTO #3



PROGRAMAÇÃO EXTRA

+ SPOTIFY TALKS 
OCA VENTO_sexta e domingo: 14h
_três rodadas de trocas de ideias, experiências e reflexões sobre o mercado de música. Palestra? Não! É troca mesmo.

PORQUE O INDIE NÃO ANDA SÓ.
Convidados abordam o novo momento da música independente no país. Como casas de shows, produtores culturais e festivais fazem o som ser e acontecer.

POR QUE VOCÊ NÃO FAZ ASSIM?
Artistas do lineup do VENTO contam por que não fizeram o que o mercado esperava e como tal escolha reverberou positivamente em suas trajetórias profissionais. Liberdade e autenticidade, riscos e as diferentes interpretações do que é sucesso.

COMO FAZ ISSO?
Produtores falam sobre produção musical, seus caminhos, vitórias, tombos e dúvidas, com dicas e apresentação de referências.


+ VENTO VENTILA 
PIER _ sábado 13h e domingo 11h30
_três rodadas de trocas de ideias, experiência e reflexões sobre nossas casas (o mundo, o corpo, a mente, as emoções). Palestra? Não! É troca mesmo.

É TUDO NOSSO.
Moradores e visitantes de São Sebastião se encontram com o poder público para ouvir, falar, questionar, responder e sugerir soluções e reflexões sobre a atual e futura condição do litoral norte paulista.

OLHE PARA DENTRO E CONSTRUA UM NOVO MUNDO. 
Convidados e participantes do VENTO FESTIVAL #3 conversam sobre a necessidade, importância, desconfortos, confortos e confrontos do autoconhecimento. Reflexões sobre quem topou o desafio de ir profundo e voltar com mais fôlego.

O PODER TRANSFORMADOR DA CULTURA.
Ativistas e produtores culturais se encontram com o poder público de São Sebastião e interessados, para abordar o papel e o poder da cultura como agente transformador da sociedade e do indivíduo.


+ VILA VENTO #3
Feitos de mão e de coração

Produtores locais: a VILA VENTO é feita do trabalho deles. Para o público consumir de quem faz, para fazer a roda local girar e valorizar a casa que abre as portas para o VENTO. Nesta edição, a Vila Vento repete o formato do ano anterior com ainda mais opções de artes, comes, bebes e feitos locais para o público do festival. Assim o conceito da VILA se expande e todo mundo pode ganhar, junto.  

+ NO VENTO TODO MUNDO DANÇA 
Projeto Especial - Todo Corpo Dança

O VENTO FESTIVAL #3 chamou Artur Hiroyuki e Rodrigo Guima para dançar juntinho. Idealizadores e realizadores do projeto TODO CORPO DANÇA o duo estará em São Sebastião, convidando todos os interessados a (re)descobrir o corpo, o espaço e o tempo por meio da dança. Vai ser livre e orgânico. O TODO CORPO DANÇA alia exercícios de dança contemporânea e práticas de consciência corporal com o objetivo de estimular, pesquisar e descobrir mais profundamente o conhecimento pessoal-corporal de cada participante.  


+ Vento em São Paulo, capital!
03.06_ VENTA JUNTO
VENTO + MUNDO PENSANTE: alô capital paulista, vai ter festa de aquecimento com a apresentação de músicos do lineup do VENTO FESTIVAL #3.

Serviço Venta Junto no Mundo Pensante:
Mundinho Pensante
Rodada de conversa “O poder transformador da cultura”. Como ela desenvolve o papel de agente transformador no indivíduo e na sociedade.
Com: Mundo Pensante, Bancada Ativista e Imagina Vc.
Rua Treze de Maio, 825 – Bela Vista, São Paulo (SP)
Horários:
19h30 – 22h30 
Entrada gratuita

Casa Mundo Pensante 
Aquecimento Vento com Free Beats, Tag Sound System e show de Felipe S. (o vocalista do Mombojó apresenta seu disco solo, Cabeça de Felipe).
Rua Treze de Maio, 830 – Bela Vista, São Paulo (SP)
Horário: a partir das 22h
Entrada gratuita até 23h30
Depois das 23h30: R$ 20,00
Venda na bilheteria, no local.
(OBS: quem estava no debate, ganha pulseira e entra grátis a qualquer hora!)

Serviço:
Vento Festival 2017
De 15 a 18 de Junho
Rua da Praia – São Sebastião
A partir das 13h
Gratuito
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1200189530076184/

+ fotos, vídeos  
Lineup2017

Documentário Vento 2016 – em HD
https://www.youtube.com/watch?v=HP59IQVFRXc

Imagens Ventos Passados
2016 – por Marcel Nascimento
https://drive.google.com/drive/folders/0B6d3OzvxzcW5R21oZEE2Y1BQYTQ
2015 – por Marcel Nascimento
https://drive.google.com/drive/folders/0B6d3OzvxzcW5VkJWRTFwa2FteGc

Nenhum comentário:

Postar um comentário