segunda-feira, 22 de maio de 2017

ARMANDINHO E HAMILTON DE HOLANDA SÃO AS VOZES DO BANDOLIM NA CAIXA CULTURAL SALVADOR

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 25 a 27 de maio (quinta-feira a sábado), o projeto Vozes do Bandolim, que une os dois mestres do instrumento, Armandinho Macêdo e Hamilton de Holanda. As apresentações acontecerão sempre às 20h. No sábado (27), será realizada uma apresentação extra, às 18h. Os ingressos serão vendidos a preços populares.


No palco, os instrumentistas farão uma aclamação ao bandolim de 10 cordas, instrumento criado por Armandinho e que encontra em Hamilton de Holanda, o seu grande divulgador pelo mundo. O repertório será composto por canções autorais e clássicos da Música Popular Brasileira. Há espaço para outros gêneros também: Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth se misturam a Jimmy Hendrix, em meio a solos e improvisos dos artistas.



Os ingressos para todas as apresentações serão vendidos a partir das 9h da quinta-feira (25), na bilheteria da própria CAIXA Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.



Virtuose e paternidade do instrumento:

Criado por Armandinho, o bandolim de 10 cordas tem sonoridade mais suave, o que não o impede de ecoar um som buliçoso e irônico, que remete a uma certa melancolia. Tal sentimento encontra limitações na dificuldade do prolongamento das notas, mas como se trata de duas virtuoses da música brasileira, os solistas Armandinho Macêdo e Hamilton de Holanda arrancam do instrumento, muitos sofrimentos e densidades em forma de acordes.



Ao conhecer o instrumento, Hamilton de Holanda ampliou largamente a sua divulgação, tornando-se um dos bandolinistas de maior destaque no Brasil e no mundo. Nos Estados Unidos, a imprensa o apelidou de “Jimmy Hendrix do bandolim”. Foi a partir de sua iniciativa, no ano 2000, que foi criado o Dia Nacional do Choro. O bandolinista foi premiado nas duas últimas edições do Grammy Latino, em 2015 e 2016, nas categorias Melhor Canção Brasileira e Melhor Disco Instrumental, respectivamente.



Já Armandinho Macêdo, uma lenda viva da música baiana e brasileira, possui mais de 50 anos de carreira. Começou na música em 1962 e desde 1974 participa da banda Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar. No final da década de 70, formou o grupo A Cor do Som e se lançou em carreira solo em 1981. De lá pra cá, com seu trabalho instrumental, fez parcerias com músicos como Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Caetano Veloso e Stanley Jordan.



Workshop aborda bandolim de 10 cordas

No dia 26 de maio (sexta-feira), das 15h às 16h, Armandinho e Hamilton ministrarão uma oficina na qual abordarão história, criação, técnicas e a arte da improvisação no uso do bandolim de 10 cordas. Podem participar músicos que toquem qualquer instrumento. Os interessados podem se inscrever a partir das 14h do dia 25 de maio (quinta-feira), na recepção da CAIXA Cultural Salvador, mediante entrega de 1kg de alimento não-perecível. Serão selecionados os 30 primeiros inscritos.



Informações e entrevistas:

Fernanda Matos - (71) 9 9979-7240 fernanda@laboratoriodanoticia.com.br



Credito​: ​Diogo Nunes



Serviço:

Música – “Vozes do Bandolim”: Armandinho e Hamilton de Holanda

Datas: 25 a 27 de maio de 2017 (quinta-feira a sábado)

Horários: às 20h. No sábado (27), sessão extra, às 18h.

Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)

Bilheteria: venda de ingressos a partir das 9h de quinta-feira (25), para todas as sessões
Classificação indicativa: não recomendado a menores de 12 anos
Informações: (71) 3421-4200
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário