quarta-feira, 15 de março de 2017

No Dia da Poesia, projeto incentiva alunos a refletirem sobre os versos

Com uma ação fora de rotina e alunos engajados, o Plenus Júnior, em Petrolina, interior de Pernambuco, cativou pais e crianças nesta terça-feira (14), Dia da Poesia. Como parte do projeto ‘Viva a Leitura’, cerca de 350 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental recitaram versos, cantaram à capela, vestiram-se a caráter e conquistaram o apoio dos pais e mães que formavam o público.


“Essa comemoração do Dia da Poesia, com os alunos recitando poemas tão lindos, é resultado desse projeto. Os estudantes pegam um livro na biblioteca, levam para casa, leem e, a cada 15 dias, debatem com os coleguinhas que fazem parte do Projeto Viva a Leitura”,  explica a Coordenadora do Segmento, Claudia de Souza. “Vale ressaltar que eles [os alunos] não apenas leem o livro (de poesia, fábula, conto, fantasia), mas também fazem um fichamento da história e uma reflexão sobre as lições vindas da mesma”, completa.

A ideia do ‘Viva a Leitura’ é fazer dos pequenos bons leitores, mais críticos, diz a Diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos. Segundo ela, “em todas as atividades promovidas pelo colégio Plenus, buscamos desenvolver a reflexão, fazer deles alunos pensantes, além de ajudá-los na melhoria cognitiva e também como seres humanos”, afirma.

A aluna do 4º ano, Luiza Magalhães, 8 anos, que com sua turma apresentou o poema ‘Colecionador de cheiros troca’ de Roseana Murray, disse que dedicava sua recitação ao avô. “O poema fala de coisas simples, mas muito especiais para alguém. Meu avô não está mais comigo, mas continua sendo especial para mim”, declarou.

Já os alunos Davi Espínola e Luiz Augusto Cavalcanti, ambos de 9 anos, apresentaram a poesia ‘Procura-se um equilibrista’, também de Roseana Murray. De acordo com a dupla, o poema fala da construção de coisas simples do nosso dia a dia em que sempre se busca o equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário