terça-feira, 7 de março de 2017

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SDJH), promove uma série de ações, nesta quarta-feira (08/03), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades, que contemplam mulheres idosas, lésbicas, transexuais e travestis, nas cidades de Recife e Olinda, serão realizadas pelos Centros Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) e Estadual de Combate a Homofobia (CECH), programas de promoção dos Direitos Humanos, que integram o Sistema Estadual de Proteção a Pessoas (SEPP), da SEDH.


Para o secretário Pedro Eurico, os princípios da pluralidade, da diversidade e do respeito à mulher idosa, lésbica, transexual ou travesti precisam ser assegurados cotidianamente. “É dever e papel do Estado a promoção e a luta constante pela superação das desigualdades. Estamos sempre atentos aos pleitos de todos os pernambucanos, independente de gênero, raça, credo ou classe social”, acrescenta.



O secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, explica o objetivo da ação. "Dentre tantas outras pautas pertinentes a este dia comemorativo, a ação busca inspirar cuidados especiais à mulher, seja através do apoio psicológico ou da prevenção à violência por meio das politicas públicas executadas pelo CIAPPI e CECH, reduzindo assim a vulnerabilidade", explica.



A programação, que tem inicio às 8h, no Centro de Convivência Anos Dourados, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, vai contemplar os idosos e idosas atendidos pela instituição, além de integrantes de outros centros localizados no município. Entre as atividades que serão realizadas: palestra sobre violência financeira, orientação jurídica com a Defensoria Pública, orientação nutricional, emissão de carteira de livre acesso, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de orientação e negociação de contas de energia na unidade móvel da Celpe e doação de kits de material de limpeza para a instituição, que completa este ano 30 anos de funcionamento.



À tarde, a partir das 14h, a programação segue com o “Festival Mulheres de Talentos”. As protagonistas da ação serão as usuárias do CECH que vão apresentar seus talentos nas mais diversas áreas: dicas de maquiagem e cabelo, realização de sessões da massagem, além de apresentações de dança e dublagem. O evento também contará com exibição do curta metragem (Trans) Parência e uma roda de diálogo com Maria Clara de Sena, primeira mulher Trans do mundo ao assumir um cargo no Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), órgão do estado pernambucano que atua em parceria com a ONU e monitora abusos no sistema penitenciário.



SERVIÇO

Pauta: Dia Internacional da Mulher (Idosa)

Dia: Quarta-feira (08/03)

Horário: 8h às 12h

Local: Rua Miguel Arraes de Alencar, S/N 7º RO - Ouro Preto, Olinda



SERVIÇO

Pauta: Dia Internacional da Mulher (Trans, Travesti e Lésbica)

Dia: Quarta-feira (08/03)

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório da Controladoria Geral do Estado.  Rua Santo Elias, nº 535 – Espinheiro, Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário