quinta-feira, 29 de julho de 2021

LIVE COM OS MESTRES DO CAVALO MARINHO

 


Em tempos de restrições sanitárias por conta da Covid-19, a arte se refaz e chega às pessoas por meio das novas tecnologias e plataformas. Assim a Roda será transmitida on-line, direto do terreiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, no dia 31 de Julho, às 20h, pelo youtube do Giro Mata Norte.

Com performances dramáticas, musicais e coreográficas, o Cavalo Marinho Estrela de Ouro, do município do Condado, é um folguedo tradicional da cultura popular de teatro de rua da Mata Norte. Patrimônio Vivo de Pernambuco, título outorgado em 2018 pelo Governo do Estado, comemora nesta data 42 anos de um contínuo trabalho de perpetuação da brincadeira e da salvaguarda cultural.

Estarão no Banco dialogando sobre as peculiaridades do brinquedo os Mestres Biu Alexandre e Aguinaldo Roberto, ambos do Cavalo Marinho Estrela de Ouro; Mestre Luiz Paixão, do Cavalo Marinho Boi Brasileiro; e Mestre Grimário, do Cavalo Marinho Boi Pintado.

A live, que tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, tem sua relevância por compartilhar o conhecimento oral destes mestres de uma manifestação tão importante para a identidade cultural de nosso povo.

Esta é a primeira etapa do projeto "Na Pisada do Cavalo Marinho Estrela de Ouro'', que ainda irá promover Oficinas (de máscaras, bordados, danças, músicas e interpretação cênica das figuras/personagens), Exposição e Sambada até 2022

Serviço:

Roda de Diálogo “Mestres no Banco”

Sábado, 31 de julho, às 20h

Live: https://youtube.com/c/GiroMataNortePE

Incentivo: Funcultura/Fundarpe/Secretaria de Cultura/Governo de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário