quarta-feira, 21 de julho de 2021

Em clipe com Jorjão Bafafé, Xauim homenageia artistas negros

O protagonismo afro exaltado nas linhas da faixa ‘Meu Caminho’, do cantor e compositor baiano Xauim, ganha cor e movimento em um clipe que será lançado nesta sexta-feira (23), no canal do artista no YouTube. Com participação de Jorjão Bafafé, do afoxé Badauê, o feat integra ‘Flutuântico’, álbum lançado em junho. Xauim assina o roteiro e a direção do audiovisual. 

O que á de arte preta produzida de Norte a Sul das Américas é suficiente para gerações futuras e é isso que o artista baiano escancara já no início do clipe, quando evidencia em closes o traquejo de Jorjão no domínio dos tambores. Xauim dá sua contribuição atrás e frente às câmeras, mas reforça que, em ‘Meu Caminho’, o protagonismo é de quem veio antes.

“É uma homenagem a esses artistas negros, que são símbolos. Pessoas que subverteram suas realidades por meio da música, do sacerdócio da arte. Porque grande parte da indústria musical ocidental tem vanguardismo e origem afro”, diz Xauim, persona do fotógrafo e videomaker Matheus L8.

Entre outros artistas, são lembrados o rapper Sabotage e a cantora Elza Soares. Mas como ‘Meu Caminho’ tem a Bahia como norte, há referência a Gilberto Gil e Carlinhos Brown,

mas, principalmente, ao afoxé Badauê: que sustenta não só tambores e atabaques, mas também o refrão. 

Foto: Matheus L8 

Um dos fundadores do grupo, ao lado de Moa do Katendê, Jorjão Bafafé celebra a parceria. “Foi uma surpresa fazer parte disso. É muito importante ter essa vivência com Xauim, que é um cara com letras inteligentes. Sou muito grato. Mexeu com minhas emoções, porque o Badauê é minha história, onde comecei”, lembra, ao reforçar que a troca de experiências com quem vem depois e tem algo novo para contar - ou cantar - é o mesmo que “ganhar o universo”. 

Teaser do clipe no link: https://www.instagram.com/p/CRUa5z1luyP/

Vídeo para download.

FICHA TÉCNICA: 

Roteiro/Direção/Edição - Matheus L8

Dir.Fotografia/Color - Matheus Pirajá 

Produção - Edson Souto 

Dançarinho - Uostton Di Alcântara

Músicos - Xauim, Jorjão Bafafé e Marcelo Santana 

Operação de luz - Cíntia Caroline

Técnico de som - Bruno Beirão 

Ficha técnica da música: 

Voz/Composição - Xauim 

Voz/Percussão - Jorjão Bafafé 

Produção musical/Teclado - AquaHertz 



Nenhum comentário:

Postar um comentário