O que á de arte preta produzida de Norte a Sul das Américas é suficiente para gerações futuras e é isso que o artista baiano escancara já no início do clipe, quando evidencia em closes o traquejo de Jorjão no domínio dos tambores. Xauim dá sua contribuição atrás e frente às câmeras, mas reforça que, em ‘Meu Caminho’, o protagonismo é de quem veio antes.
“É uma homenagem a esses artistas negros, que são símbolos. Pessoas que subverteram suas realidades por meio da música, do sacerdócio da arte. Porque grande parte da indústria musical ocidental tem vanguardismo e origem afro”, diz Xauim, persona do fotógrafo e videomaker Matheus L8.
Entre outros artistas, são lembrados o rapper Sabotage e a cantora Elza Soares. Mas como ‘Meu Caminho’ tem a Bahia como norte, há referência a Gilberto Gil e Carlinhos Brown,
mas, principalmente, ao afoxé Badauê: que sustenta não só tambores e atabaques, mas também o refrão.
Foto: Matheus L8
Um dos fundadores do grupo, ao lado de Moa do Katendê, Jorjão Bafafé celebra a parceria. “Foi uma surpresa fazer parte disso. É muito importante ter essa vivência com Xauim, que é um cara com letras inteligentes. Sou muito grato. Mexeu com minhas emoções, porque o Badauê é minha história, onde comecei”, lembra, ao reforçar que a troca de experiências com quem vem depois e tem algo novo para contar - ou cantar - é o mesmo que “ganhar o universo”.
Teaser do clipe no link: https://www.instagram.com/p/CRUa5z1luyP/
Vídeo para download.
FICHA TÉCNICA:
Roteiro/Direção/Edição - Matheus L8
Dir.Fotografia/Color - Matheus Pirajá
Produção - Edson Souto
Dançarinho - Uostton Di Alcântara
Músicos - Xauim, Jorjão Bafafé e Marcelo Santana
Operação de luz - Cíntia Caroline
Técnico de som - Bruno Beirão
Ficha técnica da música:
Voz/Composição - Xauim
Voz/Percussão - Jorjão Bafafé
Produção musical/Teclado - AquaHertz
Nenhum comentário:
Postar um comentário