segunda-feira, 19 de julho de 2021

Energia solar pode driblar alta na conta de luz

 


No último dia 29 de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou aumento na conta de energia. Com o reajuste de 52,04% em relação ao mês de junho, os consumidores estão preocupados com as finanças. E, o que pode ser feito diante deste cenário?

O país passa por uma crise hídrica por conta do baixo volume de chuvas. O governo já sinalizou a necessidade de incrementar a matriz energética. E, dentre as soluções, a energia solar se destaca como promissora. Somente em 2021, a Associação Brasileira da Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) estima que os investimentos serão de R$ 22,6 bilhões, o que geraria um crescimento de 4,9 gigawatts. "O Brasil tem boa incidência solar de Norte a Sul, então dá para gerar energia elétrica com competitividade", diz Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar.

A potencialização da escala da geração distribuída é vista como uma solução para a crise energética no país. De acordo com a Insole, empresa que oferece soluções financeiras por meio da conta de energia, uma possiblidade é o investimento na modalidade de gerar energia para consumo próprio com placas solares. “O consumidor passa a ser prossumidor, passa ser produtor e consumidor. Ele gera sua própria energia, não precisa de um investimento inicial e economiza um valor que antes não poderia contar, pois estava como despesa fixa”, explica Ananias Gomes, presidente da Insole.

Ao se firmar como clean fintech, a Insole ampliou sua atuação, possibilitando ao cliente fazer o financiamento direto com a própria empresa e utilizar a conta de energia como moeda de troca. Adquirindo um sistema de energia solar, o consumidor tem como escolher um plano de pagamento que proporcione desconto na sua conta de energia e, após a conclusão do financiamento, ele passa a ter uma economia de até 95% na conta de luz. Tudo isso, contando com uma média de vida útil de 25 anos para uma usina de energia solar.

Estudos realizados pela Insole detectaram que um dos entraves para que o cliente realize a migração para o consumo de energia solar é o alto valor da instalação da usina em residências e estabelecimentos comerciais. “Quem busca recursos no mercado financeiro para essa etapa, nem sempre encontra linhas acessíveis, uma vez que elas estão atreladas ao perfil de cada cliente. Como clean fintech, a Insole resolve esse impasse, oferecendo uma análise de crédito mais ágil e menos burocrática. Ou seja, o cliente não tem nenhum endividamento bancário, ele consegue financiar sem burocracia e sem investimento inicial, uma vez que o financiamento é feito pela Insole e o cliente paga com sua própria conta de energia, esse acesso passa a ser democratizado e atinge todos os perfis”, esclarece Ananias Gomes.

Cenário animador

A Insole investiu alto em vendas e tecnologia, registrando crescimento de 88,74% no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. Assim como em novos clientes, a empresa aumentou seu faturamento em 211,36%, comparando com o primeiro trimestre de 2020. Diante desse cenário animador, a Insole espera chegar a sete mil novos clientes em 2021. Um dos principais fatores que justificam o balanço positivo da Insole e o crescimento das suas operações não se dá apenas pelo aumento da demanda pelo consumo de energia renovável, ou no financiamento oferecido pela empresa na instalação das placas solares, mas sim na proposta de relacionamento de longo prazo.

Sobre a Insole

A Insole é uma empresa que oferece soluções financeiras por meio da conta de energia. Com sete anos de mercado, ela possui um time de mais de 250 experts no desenvolvimento de soluções financeiras, tecnológicas e de energia. A Insole é um dos signatários dos 10 Princípios Universais que surgiram a partir da Declaração do Impacto Global das Nações Unidas. Além disso, a empresa desenvolve várias ações de engajamento socio ambiental fortalecendo seu papel de empresa ESG. A energia solar é uma fonte limpa, renovável e sem fim, cada kWp solar instalado equivale a menos CO2 lançado no planeta e mais árvores preservadas. A empresa tem capacidade para implementar projetos com diferentes tamanhos e em todas as regiões do país. São mais de 60MWp implantados e mais de 5000 projetos em todo o país. A Insole é uma empresa pioneira, inovadora e líder de mercado de geração solar distribuída.


*InsolePay


O InsolePay é a carteira digital criada pela Clean-fintech brasileira, Insole. Disponível para download em celular dos sistemas operacionais Android e iOS, onde o cliente consegue gerenciar os dados da sua conta digital, que possibilita fazer compras pelo smartphone ou por meio de transferências. Ainda é possível verificar os créditos do programa de cashback da Insole.

SERVIÇO:

INSOLE

Rua Madre de Deus, 27 – 9º andar – Bairro do Recife

Telefone: 4042.9626

www.insole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário