quinta-feira, 22 de julho de 2021

Censura na Música Brasileira com Badi Assad e convidados

 


Badi Assad apresenta o projeto em vídeo “Censura na Música Brasileira” em seu canal Youtube (www.youtube.com/BadiAssadOficial).  O repertório traz 10 canções e os motivos pelos quais foram censuradas durante a ditadura militar no Brasil. Para acompanhá-la em duetos gravados remotamente, Badi convidou a cantora Vanessa Moreno, a percussionista Simone Sou, os violonistas João Luiz, Rafael Cardoso e João Camarero, o acordeonista Gabriel Levy e os pianistas Cristovão Bastos e Marcelo Ghelfi. 

As dez canções censuradas, de compositores diversos, alguns muito conhecidos, outros um pouco esquecidos, trazem ainda um olhar para diferentes motivos de censura. Gonzaguinha, Geraldo Azevedo, Geraldo Vandré, Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Fernando Brant, Rui Guerra, Taiguara, João Bosco, Aldir Blanc, Adoniran Barbosa,  Oswaldo Moles, Sérgio Sampaio, Ivan Lins e Victor Martins, todos eles estão citados neste túnel do tempo que Badi adentrou com os músicos convidados. 

O projeto surgiu a partir do convite do Centro Cultural São Paulo, onde a cantora e violonista está à frente da curadoria em torno do aniversário de 85 anos da discoteca Oneyda Alvarenga. Nesta imersão, no enorme acervo da discoteca, Badi acabou mergulhando num período da história que assume não ser bem conhecido por ela e que a motivou profundamente a realizar esta empreitada, despertada pela vontade e relevância de ampliar o conhecimento sobre este período entre as pessoas, ainda nos dias de hoje.

“Quando eu fui convidada para visitar o acervo e apresentar alguma proposta de projeto, me deparei com uma pasta, com o tema canções censuradas por motivos políticos. Apesar de ter nascido em plena ditadura (1966), no interior paulista, fui criada dentro de uma família que não era politicamente ativa e nenhum ambiente escolar que frequentei me ensinou sobre esta fase da história brasileira, muito menos o que ela representou. Eu só fui ter conhecimento sobre a ditadura já adulta, mas com o país já em reconquista da liberdade de expressão. Eu nunca cheguei perto da sensação de ter uma obra mutilada ou impedida de existir. Com os últimos acontecimentos em nossa política foi inegável a vontade e a urgência em mergulhar neste passado, assim como conhecer e me conectar com o que os artistas tiveram de passar na tentativa de não terem suas vozes caladas”, conta Badi.

Em Censura na Música Brasileira, a cantora também compartilha informações baseadas nas pesquisas que fez, trazendo o contexto pelo qual cada uma delas foi censurada e informações históricas pertinentes ao entendimento da importância do assunto. 

É fato que, com todos os acontecimentos políticos que assolam nosso país, tornou-se impossível para uma artista brasileira não se sensibilizar pelas similaridades entre o Brasil de hoje e o da fase mais sombria da nossa história, a ditadura militar. Uma viagem no tempo, assim como um momento para a reflexão, que nunca pareceu tão necessário.

Censura na Música Brasileira

Badi Assad e convidados Vanessa Moreno, Simone Sou, João Luiz, Rafael Cardoso, João Camarero, Gabriel Levy, Cristovão Bastos e Marcelo Ghelfi.



Repertório de canções:

1. Comportamento Geral (Gonzaguinha) - Badi Assad  com João Luiz

2. Canção da Despedida (Geraldo Azevedo e Geraldo Vandré). Badi com Rafael Cardoso

3. Cálice (Chico Buarque e Gilberto Gil) - Badi com Gabriel Levy

4. Caxangá (Milton Nascimento e Fernando Brant) - Badi com Vanessa Moreno

5. Bárbara (Chico Buarque) - Badi Assad com Cristóvão Bastos

6. Terra das Palmeiras (Taiguara) - Badi Assad com Rafael Cardoso

7. Eu Quero é Botar meu Bloco na Rua (Sérgio Sampaio) - Badi com Simone Sou

8. Mestre Sala dos Mares (João Bosco e Aldir Blanc) - Badi com João Camarero 

9. Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa e Oswaldo Moles) - Badi com João Luiz

10. Cartomante (Ivan Lins e Vitor Martins) - Badi Assad com Marcelo Ghelfi 


Nenhum comentário:

Postar um comentário