segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Sambas e Loas completa um ano em live pra lá de especial

 

Em 2019, as artistas Paz Brandão e Josy Caldas resolveram se unir num projeto despretensioso, reunindo convidados pra cantarem seus Sambas e Loas em espaços alternativos da Região Metropolitana do Recife, se espalhando inclusive para algumas cidades da Bahia. Nesta quinta (27), a partir das 19h30, o projeto Sambas e Loas celebra um ano de existência e circulação com uma live especial nas redes sociais, reunindo artistas de Pernambuco, Bahia e Paraíba numa comemoração das raízes afro-brasileiras repleta de samba e louvores aos santos. Para essa festa, Paz e Josy escalaram um time de outros cinco artistas: Isaar, Mãe Beth de Oxum, Erika Mesquita e Mestre Viola Luz, esses de Pernambuco, e ainda Mestre Escurinho, direto da Paraíba.

“Nós, como todos os artistas, fomos duramente atingidas pela pandemia, por que perdemos o que nos alimenta: o contato com o público. No Sambas e Loas esse contato era ainda mais próximo. Então, já vínhamos fazendo umas apresentações pela internet e agora decidimos fazer essa grande celebração”, conta Paz Brandão.

Josy completa explicando que “a escolha dos convidados, para além da história de cada um deles, foi basicamente afetiva. Esses artistas são verdadeiros parceiros nossos, já nos apresentamos algumas vezes juntos e poder reuni-los, remotamente, vai ser uma grande festa pra gente”.

A live terá a apresentação de Rajana Irineu, artivista, performer e terapeuta tântrica, e durará uma hora e meia. No roteiro, músicas que vão de Cartola a Luiz Melodia, passando, entre outros, por Naná Vasconcelos. A ordem de apresentação dos convidados é Mãe Beth de Oxum, Mestre Escurinho, Erika Mesquita, Mestre Viola Luz e Isaar.

Sobre as anfitriãs:

Paz Brandão

Mulher negra, feminista, de axé, nascida e criada na Comunidade da Mustardinha, Paz Brandão é a oitava filha que nasceu de oito meses, no ano de 1980. Em uma imensa e artística família, sempre teve contatos com a arte plástica e com a música. Deu início à vida artística como atriz, no Grupo de Teatro Loucas de Pedra Lilás. Fez parte do Coral Madrigal Unicap, Coral Voz Nagô, Batucafro e, por 17 anos, fez a produção executiva do espetáculo de abertura do Carnaval do Recife.


Josy Caldas

Cantora, compositora, percussionista e diretora musical, Josy Caldas iniciou sua carreira musical aos 9 anos de idade no Alto Santa Terezinha. Hoje, com 16 anos de vivência profissional e tendo como base a cultura de matriz africana, atua em grupos da cultura popular, forró, balé de dança afro, sambadas de coco, maracatus, ciranda e afoxé, e já foi instrutora de percussão na Escola de Capoeira Angola Ifé.

Serviço:


Live show especial de aniversário #emcasa Sambas e Loas


Paz Brandão e Josy Caldas - Litoral Sul da Bahia Quando: Quinta, 27/08, às 19h30, no perfil @sambaseloas no Instagram


Convidados:

Isaar- PE

Mãe Beth de Oxum - PE

Erika Mesquita - PE

Mestre Viola Luz - PE

Mestre Escurinho - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário