segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

O Barulho da Lua - A História do Dj Anderson Noise

São 32 anos de carreira retratada em uma obra que destaca a trajetória profissional de um dos principais nomes da música eletrônica em Brasil, o DJ Anderson Noise. Trata-se de “O Barulho da Lua - A História do Dj Anderson Noise” (Natura Musical). 

O projeto que inclui o Livro e festa de lançamento foi selecionado para receber patrocínio do Natura Musical no edital dedicado ao estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. “O Natura Musical foi criado para valorizar a música brasileira em diferentes estágios, fomentando a renovação da produção e prezando pela preservação de nosso legado musical”.
Escrita ao longo do ano de 2019, pela jornalista Claudia Assef, a biografia O Barulho da Lua – A História do DJ Anderson Noise se ancora na vida do rapaz nascido numa família humilde em Belo Horizonte que acabou se tornando um dos nomes mais relevantes da música eletrônica no Brasil. Mas não é só isso.
“Escrever uma biografia é quase como fazer uma profunda sessão de terapia com o biografado. Tem momentos de alegria, de superação, de tristeza, fracasso, e um olhar com um filtro muito particular para o mundo”, explica Cláudia.
O Barulho da Lua mergulha na alma do DJ que, mesmo com pouco estudo, se tornou um patrimônio do techno no Brasil. O livro costura a história de Anderson com o
desenvolvimento da cena noturna de Belo Horizonte, com registros sobre lugares que marcaram a cidade, como o mítico The Great Brazilian Disaster e o bar Drosóphyla.
Acumulando mais de 30 anos de carreira, Anderson Noise foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da música eletrônica em sua cidade natal, onde organizou mais de 40 grandes festas levando sua marca. Mas seu impacto foi sentido muito além de Belo Horizonte.
Anderson foi pioneiro ao criar uma rádio online nos primórdios da internet (Rádio Noise, no UOL, de 2002 a 2017), antevendo o sucesso dos podcasts; teve um canal no YouTube antes dos youtubers bombarem (o primeiro canal de música eletrônica brasileiro semanal do Brasil, a TV Noise); montou o selo Noise Music (o mais antigo selo de techno do Brasil), que lançou mais de 200 faixas. No auge da carreira, no ano de 2003, fez um set de encerramento histórico no Skol Beats, um marco para muita gente até hoje.
Além de ter tocado em praticamente todos os Estados brasileiros, Anderson ganhou o mundo e seu passaporte tem mais de 30 carimbos de países para onde levou seu som do barulho, entre os mais visitados, Inglaterra, onde chegou a manter residências, e Japão.
Isso sem falar em coisas que a gente nem sonha que um DJ seria capaz de realizar, como tocar com orquestra na Sala São Paulo (a Bachiana Filarmônica, regida pelo maestro João Carlos Martins) ou ainda trabalhar com um de seus maiores ídolos, Milton Nascimento, que cantou uma das músicas da banda Nie Myer, que o DJ mantém com Lelo Zanetti e Henrique Portugal, do Skank.
O Barulho da Lua traça uma relação do mineiro com o satélite terrestre, já que Anderson nasceu no dia 21 de julho de 1969, poucas horas depois de o homem pisar na Lua.
Com 164 páginas, o livro reúne depoimentos de pessoas que fazem parte da vida do DJ, coletadas em muitas horas de conversas, fotografias que ajudam a juntar as peças do quebra-cabeça de sua vida, mas que trazem muito a dizer sobre a identidade da cena eletrônica mineira. Além de uma playlist hospedada na internet, com mais de 100 músicas de destaque nessa trajetória de 30 anos, que será acessada através da leitura de um QRCode impresso na ficha técnica, ou pelo link que direciona o leitor para a coletânea.
Pela primeira vez, Anderson abre sua vida pessoal e fala sobre assuntos delicados, como alcoolismo, depressão e pânico. “São temas muito atuais e menos discutidos do que deveriam ser. Falar é um modo de conscientizar”, diz o DJ.
A obra, cuja edição é bilíngue, foi escrita em português e inglês. “Isso possibilita que o livro se espalhe pelo mundo com o passar do tempo”, enfatiza Noise.
Anderson continua na ativa e está longe de querer pendurar os fones de ouvido.
Tocou em outubro na Alemanha e se apresenta mensalmente em São Paulo, onde é DJ residente no D-Edge.
Serviço
Festa de lançamento “O Barulho da Lua - A História do Dj Anderson Noise” São Paulo
Data: 30 de Janeiro 2020
Horário: 19h
Evento: https://facebook.com/events/s/o-barulho-da-lua-a-historia-do/2390231824415082/?ti=icl
Local: Centro Cultural Olido (Av. São João, 473, Centro – São Paulo SP)  
Ingressos: Entrada gratuita
Preço do Livro: R$ 50,00
Festa de lançamento “Noise on the Moon - The story of Dj Anderson Noise” Berlim
Data: 22 de Março 2020
Horário: 16h
Evento: http://www.bossafm.com/psicotropicos-festival  
Local: Festsaal Kreuzberg (Am Flutgraben 2, 12435 Berlin)
Preço do Livro: EUR 15,00
Agência Lema
Leandro Matulja / Letícia Zioni facebook.com/agencialema
Informações para Imprensa
Letícia Saraiva - + 55 11 3871-0022 ramal 213 leticia.saraiva@agencialema.com.br
Letícia Leite - + 55 11 3871-0022 ramal 221 leticia.leite@agencialema.com.br
Lojas Virtuais
Amazon (Brasil) * Mercado Livre (Brasil)
Pontos de venda em Belo Horizonte
Café com Letras * Leitura - BH Shopping * Leitura - Boulevard Shopping * Leitura - Shopping Contagem * Leitura - Minas Shopping * Leitura - Pátio Savassi * Leitura - Shopping Cidade *  Leitura - Shopping Estação * Livraria do Belas * Livraria da Rua * Quixote Livraria e Café
Pontos de venda em Berlim
A Livraria
Pontos de venda em São Paulo
D-Edge * Prince Books
Pontos de venda em Trancoso
Livraria Nobel
Redes sociais
www.facebook.com/andersonnoisemusic
www.soundcloud.com/andersonnoise
www.instagram.com/andersonnoise

Nenhum comentário:

Postar um comentário