quarta-feira, 20 de abril de 2022

O QUE É AFASIA: Doença que acometeu Bruce Willis - o astro/ator de Hollywood ?



Afasia é um distúrbio da linguagem, podendo afetar um ou mais de seus diferentes elementos, entre eles: compreensão, formulação de palavras ou frases, identificação de pessoas, nomeação de objetos, capacidade de escrever ou ler, dentre outros.
Diversas doenças podem cursar com afasia, desde agudas, como o traumatismo crânio encefálico e acidente vascular cerebral por exemplo, sendo esta última a principal das causas de afasia, até enfermidades crônicas, tais como algumas síndromes demenciais, tais como doença de Alzheimer e Demência frontotemporal (DFT).  

Você sabia que até mesmo doenças como enxaqueca e epilepsia podem cursar momentaneamente com afasia? Ainda não sabemos qual a causa da afasia do ator Bruce Willis, porém é importante destacar que o diagnóstico precoce e preciso são determinantes para a instituição de tratamento adequado, podendo significar a diferença entre uma evolução favorável ou não.   

Os exames complementares são indicados de acordo com a suspeita diagnóstica, estando entre os principais os de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada de crânio. Neste mesmo contexto de etiologia responsável pela afasia, outras sintomatologias podem acompanhar o quadro, muitas das vezes auxiliando no correto diagnóstico

Nenhum comentário:

Postar um comentário