quarta-feira, 13 de abril de 2022

Biotecnologia tem total sinergia com os Objetivos do Milênio da ONU



Detentora da biofábrica mais moderna da América Latina, a Superbac mostra como 100% das soluções biotecnológicas contribuem, positivamente, com grande parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pelas Organizações das Nações Unidas

Pioneira no mercado brasileiro em biotecnologia, a Superbac tem a sustentabilidade em seu DNA e atua como promotora de soluções capazes de devolver à natureza um pouco do tanto que lhe foi retirado. O core business da empresa, 100% nacional, está completamente alinhado a diversos ‘Objetivos do Milênio’, proposto ao mundo pela ONU, como um apelo global à ação para que acabem com a pobreza, protejam o meio ambiente e o clima no planeta. A agenda de medidas estipulou 2030 como prazo para que as nações avancem em 17 tópicos cruciais para uma mudança significativa em nossas sociedades.


Ao oferecer microrganismos e bactérias ‘do bem’, que atuam nos mais diversos setores da sociedade, a Superbac contribui com soluções que vão da agricultura à indústria de óleo e gás, passando por alimentação humana, farmacêutica, cosmética e muitos outros segmentos.

A biotecnologia está diretamente presente em sete objetivos do ranking listado pelas Nações Unidas: Fome zero e agricultura sustentável; Água potável e saneamento; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Vida na água; Vida terrestre; e Parcerias e meios de implementação.

Em todos esses itens a biotecnologia, por meio de microrganismos, contribuem, de forma significativa, oferecendo soluções sustentáveis, capazes de provocar pequenas revoluções naturais em diversos processos produtivos.

No caso da agricultura e do cuidado com a terra, por exemplo, a biotecnologia promove inúmeros benefícios que resultam em aumento de produtividade para várias culturas. Além disso, enriquece as características de qualidade agronômicas do solo e estimula a melhoria de sua parte viva - bactérias e microfauna. 

No que tange aos desafios envolvendo a água, a Superbac atua na etapa biológica de estações de tratamento e efluentes, a fim de aumentar a capacidade de degradação de contaminantes e promover a melhora da eficiência dos sistemas. “Na prática, a biotecnologia contribui para tratar a água de forma natural e eficaz. Temos cases de sucesso até em Israel, país famoso por ter as tecnologias mais avançadas do mundo em gestão de recursos hídricos”, lembra Giuliano Pauli, diretor de inovação da Superbac.

Vale lembrar ainda que bactérias e microrganismos específicos podem ser utilizados na despoluição de lagos e rios. Eles diminuem o volume de matéria orgânica tóxica das águas e melhoram a oxigenação, tornando-a mais limpa para que a vida retorne nesses locais.

Consumo e sustentabilidade

Dois temas difíceis de caminhar juntos mas que a biotecnologia é capaz de fomentar soluções. Ao contribuir com quebras de paradigma, principalmente no agronegócio e em projetos de saneamento e tratamento de efluentes, a biotecnologia exerce papel importante no processo de tornar as cidades e seus arredores mais limpos e sustentáveis.

Com relação ao consumo, as ‘bactérias do bem’ contribuem na transformação de processos de produção que utilizam agentes químicos, por biológicos. É uma forma de repensar a maneira que produzimos agora, antes que a Terra entre em colapso. 

A aplicação da biotecnologia é versátil, ampla e também contribui no Objetivo da ONU relacionado à parceria. Ela é capaz de oferecer soluções sustentáveis nos mais desafiadores segmentos.

Com o Superbac Innovation Center, a empresa tem hoje 70 cientistas dedicados a pesquisas e estudos voltados a bioprocessos e no desenvolvimento de bactérias que podem mitigar incontáveis desafios, tanto na indústria como no campo. “Estamos abertos e prontos para fomentar desde projetos de aplicações cotidianas e simples, até as mais complexas demandas das mais diversas cadeias produtivas. A biotecnologia está aqui para revolucionar em prol do bem do planeta”, comenta Pauli.    


Sobre a SUPERBAC

Fundada em 1995, a SUPERBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade, sem abrir mão da sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário