quinta-feira, 20 de abril de 2017

Duo Johann Brehmer e Rafael Marques chega ao Ouvindo e Fazendo Música no Museu do Estado de Pernambuco

Os músicos Johann Brehmer e Rafael Marques apresentam um duo no Ouvindo e Fazendo Música no Museu do Estado de Pernambuco neste sábado (29), às 17h. O duo é fruto de uma afinidade musical que criada nos encontros e desencontros da vida musical. O repertório é improvisado, uma conversa entre ritmo, melodia e harmonia, o que perpetua o ineditismo de cada apresentação. O show contará com a participação do cantor e compositor José Demóstenes, conhecido por seu trabalho no grupo Pouca Chinfra.


O duo conta com influências de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Rossine Ferreira, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Erasto Vasconcelos e Uakti. No show, apresentado com bandolim e bateria elétrica, os músicos procuram novos timbres e outras possibilidades de usar seus instrumentos, como é o caso da viola com afinação de bandolim de 10 cordas, usada na música Homenagem a Egildo Vieira, composta por Rafael e adaptada para o duo. Entre as músicas estão Das Holandas, Merenguela e Caprichos de Espanha, de Hamilton de Holanda.

O show conta também com o lançamento da bateria elétrica criada por Johann Brehmer, resultado de uma pesquisa desenvolvida desde 2010, na qual pretende reproduzir através do instrumento o som que é emitido no autofalante, e não o som que o instrumento emite. A bateria elétrica é um instrumento desenvolvido na pesquisa a respeito das transformações do som. Com a vivência de músico baterista e a experiência em estúdio como técnico e produtor musical, Johann Brehmer uniu essas duas vertentes e desenvolveu um instrumento inédito que além de acústico, opera também uma transformação do som durante sua execução.

Sobre Johann Brehmer
Músico, produtor musical e técnico de som, estudou no conservatório de Tatuí́-SP no Instituto de Áudio e Vídeo - IAV, na cidade de São Paulo. É graduado em Produção Fonográfica pela Faculdade Aeso - Recife/PE. Tocou com Erasto Vasconcelos, Zabé da Loca, Zé Manoel, Adiel Luna, Mateus Aleluia, Virgínia Rodrigues, Letieres Leite, Grupo Bongar, Luiz Carlos da Vila, Alessandra Belloni, Helder Vasconcelos, Walter Areia, Benjamim Taubkin. Em estúdio, gravou artistas como Siba, Naná Vasconcelos, Juliano Holanda, Renata Rosa, Isaar, Carlos Malta, Mestre Camarão, Ramiro Musotto, Biu Roque, Helder Vasconcelos, Joaquim Izidro, Adiel Luna. Participou de trilhas musicais para espetáculos de teatro, dança, de curtas e longas-metragens e lançou dois discos autorais sob o selo Gravações Mombitaba. Recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Brasília com o filme “O Mestre e o Divino” de Tiago Torres. No ano de 2014 participou do Palco Giratório com o Grupo Peleja, fazendo a trilha sonora ao vivo do espetáculo Gaiola de Moscas, circulando por vinte estados do Território brasileiro, premiado em 2015 como Melhor Trilha Sonora no Janeiro de Grandes Espetáculos. Assinou Produção e Direção Musical o disco autoral Sambador de Helder Vasconcelos. Atualmente faz um curso formação em palhaçaria e tem atuado com os Doutores da Alegria. 

Sobre Rafael Marques
Músico recifense, tem o bandolim como seu maior aliado. Teve formação musical no Conservatório Pernambucano de Música, UFPE, AESO, e principalmente nas rodas de choro e acertos de marcha dos blocos líricos do Recife. Sua carreira artística é dedicada à música instrumental. Fundou o grupo Arabiando, com o qual gravou suas primeiras músicas e arranjos em um CD homônimo; fundou o Saracotia, que possui dois CDs gravados, sendo o primeiro indicado ao prêmio da música brasileira de 2013 nas categorias de artista revelação e melhor grupo instrumental. Está sempre em busca de novas sonoridades como os duos com o acordeonista Julio Cesar e o baixista Walter Areia, esse tendo gravado um disco. Paralelamente Rafael Marques também tem trabalhos com artistas locais, como Isadora Melo, Paulo Perdigão, Pouca Chinfra, Juliano Holanda e José Demostenes, entre outros, atuando como instrumentista e arranjador.

Serviço:
Ouvindo e Fazendo Música com Johann Brehmer e Rafael Marques
29 de abril | 17h
Museu do Estado de Pernambuco:  Avenida Rui Barbosa, 960 - Graças
R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia entrada)
(81) 3184.3170 | 3184.3178
Contato para entrevistas:
(81) 99939 4818

Nenhum comentário:

Postar um comentário