quarta-feira, 26 de abril de 2017

Arraiá do Mochilão 2017

Durante mais de 30 anos um trem transportava passageiros economicamente sem recursos. De 1930 na 1960 este meio de transporte era conhecido como “Mochila” e levava passageiros do Recôncavo baiano para a Chapada Diamantina. Em homenagem a esta tradição e para comemorar os festejos juninos Iaçu, na Chapada Diamantina, distante 275 km de Salvador realiza o “Arraiá do Mochilão”. A festa acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho, na Praça dos Ferroviários, em frente à Estação de Trem da VLI-Ferrovia Centro Atlântica.


Como manda a tradição, os festejos juninos começam na noite do dia 23, com a chegada do trem Mochilão, seguidos de apresentações de quadrilhas e shows. O passeio de trem, uma das principais atrações de Iaçu, é realizado durante os dias da festa. Outro ponto alto da festa é o Arrastão dos Candangues, que acontece na tarde do dia 25.

História - Iaçu realiza o Arraiá do Mochilão desde o ano de 2005. O objetivo da festa é preservar manifestações com forte apelo cultural e turístico, além de fortalecer a cultura regional, preservar a tradição popular, os festivos juninos e movimentar a economia da cidade. Neste período o Município aumenta o seu fluxo turístico, aquecendo a economia local. A festa é uma valorização da história do município, que tem uma trajetória de desenvolvimento em torno da linha férrea. A cidade com tradições nordestinas possui uma gastronomia que privilegia os produtos da caatinga e do Rio Paraguaçu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário