quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Coletivo de artistas produz painel gigante para o Recife

Vinte artistas com DNA pernambucano participaram do processo coletivo de produção de um painel com mais de 10 metros de comprimento retratando personagens da formação do Porto Digital, principal polo de tecnologia do Nordeste.
A obra está afixada no Empresarial ITBC (Information Technology Business Center), no Recife Antigo, e será entregue ao Recife nesta quinta-feira (31.10).

Projeto idealizado e coordenado pelo artista Luiz Rangel, há cerca de seis meses, o mural teve supervisão artística do holandês, radicado em Pernambuco, Roberto Ploeg. A mobilização dos artistas veio com o convite para integrar o projeto, que retrata 26 personagens da história do Porto Digital. Entre eles, seus criadores, Sílvio Meira e Cláudio Marinho, além de trabalhadores do bairro, e outros com seus nomes associados ao fomento da inovação e criatividade.
Com dimensões gigantes – 3,95 metros de altura por 10,20 metros de comprimento – e o farol com quase 9 m de altura o painel em óleo sobre tela é assinado por Agenor Martins, Ana Bosch, Ana Maria Sobral de Freitas, Célia Bivar, Célia Campelo,  Avelina Grunberg, Fabíola Pimentel, Lena Costa Rêgo, Luiz Rangel, Marcos Santos, Michelle Gil, Michelle Medeiros, Nadja Oliveira, Pietro Severi, Roberto Ploeg, Sheyla Camargo, Tereza Perman, Vera Caldas, Virgínia Collier de Mendonça e Zete Mota.
A criação e elaboração da obra envolveu diversas etapas, desde preparação das telas, feitas sob encomenda, montagem de painéis digitais para estudos, sessões fotográficas de registro dos personagens. A parte da pintura exigiu esforço e organização, para respeito à individualidades de uma obra coletiva.
O projeto do painel partiu da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da indústria brasileira de software e serviços de tecnologia e que está instalada no prédio do ITBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário