quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Assista Garota Ligeira, o mais novo clipe da banda Luísa e os Alquimistas


Depois de lançamentos como Furtacor e Olhos de Tocha, a banda potiguar Luísa e os Alquimistas, divulga Garota Ligeira, mais um clipe do ótimo Jaguatirica Print, disco recém lançado da banda. Com patrocínio do edital SEBRAE de Economia Criativa do Rio Grande do Norte, o clipe foi filmado no litoral do Rio Grande do Norte e tem participação da cantora Luê, tanto no vídeo quanto na composição.


Buscando memórias de sua infância na praia, o single tem referências a timbres dos carnavais fora de época do Nordeste nos anos 90 e, com uma pegada caribenha, trás o calor e as cores quentes dos estados do Norte e Nordeste brasileiro. Entre o clima tropical e as belezas naturais do Pará e do litoral do Rio Grande do Norte, o refrão, em francês, trás uma sonoridade concebida como uma “paisagem sonora tropical”. 

Luê conta que já admirava Luísa Nascim desde o primeiro disco da banda e que o tempo foi responsável por juntar as cantoras. A parceria rendeu boas lembranças. “Juntamos um dia em casa e terminamos a letra, que tem um tom super nostálgico porque resgatamos nossas memórias de quando éramos criança, eu, em Belém, e Luísa, em Natal, ambas crescendo, tomando banho de mar e de rio, no meu caso. Quando canto essa música sinto que posso ser aquela criança de novo, livre e sem as preocupações de adulta”, conta Luê.  

Para a diretora do Clipe, Larinha Dantas, a colaboração entre as cantoras, rendeu bons frutos. “O clipe conta com a participação super especial de Luê, parceira de Luísa na composição. Já rola uma sintonia muito legal entre elas, o clima de descontração e bom humor trouxe a leveza e sensualidade que o som pede e que a gente buscava também, juntando um pouco da magia do verão e os mistério das matas, nessa mistura e encontro do rio com o mar", comenta. 

O single faz parte do disco Jaguatirica Print que foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2019, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. “Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço à diferentes vozes, a plataforma apoia artistas e bandas capazes de amplificar debates contemporâneos. Além de entreter, eles também usam a arte como um meio de questionamento e transformação. É o caso de Luísa e os Alquimistas em seu novo trabalho”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. 

O álbum
Direção, Design e Montagem: Larinha R. Dantas (Larinha | Filmes e Making Of)
Concepção e Direção de Arte: Luísa Nascim
Roteiro: Larinha R. Dantas e Luísa Nacim
Direção de Fotografia: Adrianna Oliveira, Gabriel Souto e José Henrique Moura
Assistência de Direção: Tobias Augusto
Edição e Finalização: Gabriel Souto e Larinha R. Dantas
Animações: Gabriel Souto e Larinha R. Dantas
Captação de Imagens: Gabriel Souto, José Henrique Moura, Justino Neto, Larinha R. Dantas
Captação de Imagens (Belém): Adrianna Oliveira
Still e Making Of: José Henrique Moura
Elenco: Luísa Nascim e Luê
Pré-produção: Luísa Nascim e Luci Braga
Produção Executiva: BaseB Cultura&Entretenimento e Rizomarte
Assessoria de Comunicação: Café8
Patrocínio: SEBRAE RN
Apoio Cultural: Dune, Tigresa Bugueira, Bar do Jegue (Pipa), Oba Yaksoba (Pipa), La Vedette Deluxe
SOBRE LUÍSA E OS ALQUIMISTAS
Luisa e os Alquimistas surgiu na cidade de Natal/RN e é liderada pela cantora e compositora potiguar Luisa Nascim. Ela fixou residência em São Paulo em 2018 e, desde então, se divide entre os alquimistas que permaneceram em Natal-RN e os que ela conheceu em São Paulo. Na estrada desde 2015, o primeiro disco, “Cobra Coral” (2016), revelou o nome do grupo na imprensa especializada e o levou para diversos palcos da região Nordeste, como DoSol (RN), MADA (RN), Recbeat (PE), Festival Gama (PB), Baile Perfumado (PE), dentre outros.
Para lançar “Vekanandra” no ano seguinte, Luísa se associou ao selo Rizomarte, que ajudou a promover uma campanha de financiamento coletivo para a gravação do álbum. E, da colaboração entre Luísa (compositora e vocalista), Zé Caxangá (synth e guitarra), Gabriel Souto (bases eletrônicas, mpc e efeitos de voz) e Pedras (baixo e samplers), além da produção musical de Walter Nazário (Mahmed e Igapó de Almas), nasceu um álbum que transita entre o universo do  pop underground, da música eletrônica nordestina, passando pelo soul e por influências jamaicanas. 
Em São Paulo, Luísa se encontrou com os alquimistas Pedro Regada, Thales Pessoa e Carlos Tupy, que a acompanham nos shows na região Sul/Sudeste. O grupo apresentou-se em palcos como Estúdio Showlivre, Vento Festival (SP), Picnik (BSB). Conexidade (RJ), Felamacumbia (GO), Mundo Pensante (SP), dentre outros. Além disso, fez parte dos showcases diurnos da SIMSP 2018 e teve a música que dá nome ao segundo álbum como trilha sonora oficial do evento.
Lançado em setembro de 2019, em parceria com a Natura Musical, o terceiro disco de Luísa, Jaguatirica Print, se aprofunda nas sonoridades de sotaque nordestino que vem sendo desenvolvidos entre Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará e, assim, a artista fortalece ainda mais a característica da banda, que é a conexão entre o pop e o alternativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário