segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Cartas para Belchior!

No dia 26/10, Belchior completaria 73 anos e o compositor Guga Bruno escolheu essa data para lançar seu 10º trabalho: Cartas para Belchior!

São 6 canções profundamente inspiradas na obra de Bel; suas letras, melodias, harmonias e arranjos foram dissecados e reprocessados, ora rememorando ora dialogando e atualizando seus elementos, uma espécie de viagem no tempo onde 1976 parece tão presente e 2019, tão ultrapassado. Uma conversa entre gerações separadas por 43 anos, conectadas pela situação política e social de um mesmo país . E também uma homenagem a um artista cujas composições permanecem atualíssimas. 
Guga se apresenta desde 2016 com a banda Alucinação (ao lado de Melvin Ribeiro, Rodrigo Barba, Marcelão de Sá e Vitor Paiva) para celebrar, inicialmente, os 40 anos do disco homônimo e, posteriormente, uma parte da vasta obra do cantor cearense. 
A ideia surgiu após um show da banda, em dezembro de 2018. Guga encarou o desafio, mergulhou fundo no disco 'Alucinação' e emergiu com um EP autoral, sabendo do enorme risco de fazer um trabalho tão assumidamente influenciado por Belchior.
Guga Bruno complementa:
"Não sou cantor, os arranjos (no show) eram muito próximos dos originais, não acrescentaria nada regravar suas músicas, isso muita gente já fez e com muito mais qualidade. Sou compositor e precisava trocar essas cartas com Belchior pra falar sobre os tempos atuais. O (álbum) 'Alucinação' foi um catalisador, ajudou a organizar meus pensamentos e sentimentos na hora de transformar tudo isso em música. E apesar da profunda influência, ainda é um trabalho meu, e são as minhas ideias, a minha forma de pensar, sentir e ver o mundo que estão colocadas ali. " 
Além das composições, Guga também foi o responsável pela produção, instrumentos reais e virtuais (exceto a gaita de 'Alegria urgente', executada por Fred Luna), e mixagem do álbum. 
"Cartas para Belchior" estará disponível no dia 26/10 em todas as plataformas digitais de música, mas você pode conferir em primeiro mão nos endereços abaixo (favor não divulgar até a data do lançamento):
Guga Bruno tem 41 anos, é compositor, produtor musical e tijucano. Ex-integrante da banda Lasciva Lula, desde o fim do grupo, já lançou 5 álbuns e 5 EP's em carreira solo. 

Foi um dos cinco selecionados pelo Visit Portugal para se apresentar no festival Nos Alive-2019, em Lisboa, onde encerrou sua primeira turnê europeia, que passou por Espanha e Portugal, entre junho e julho de 2019.


Atualmente, além da carreira solo e da banda Alucinação, é guitarrista do grupo Melvin & Os Inoxidáveis. 

Um comentário:

  1. Excelente trabalho Guga, gostei muito de todas as canções que expressam o sentimento dialogando com Belchior levando-nos a refletir sobre os problemas e angústias tão atuais. Parabéns!

    ResponderExcluir