O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) recebe o “Curso de Iluminação Cênica para Mulheres: Empoderamento dos termos técnicos na prática artística”, de 27 a 31 de maio, ministrado pela iluminadora Natalie Revorêdo.
O principal objetivo é promover o empoderamento dos termos técnicos na prática artística. O público-alvo são mulheres (cis, trans, diversas) a partir dos 18 anos. A atividade disponibilizará três vagas gratuitas, sendo uma (01) social (para mulher de baixa renda), uma (01) de autodeclaração (para candidatas indígenas e negras) e uma (01) para mulher trans. O valor do curso é de R$ 200,00 e as inscrições podem ser feitas através do link http://bit.ly/Oficina-de-Iluminacao-MAMAM.
Segundo Natalie, o curso tem como mote o fortalecimento entre as mulheres e os lugares que elas desejam ocupar. O intuito é o fortalecimento e o entendimento sobre os conceitos técnicos da iluminação, possibilitando um diálogo entre as participantes com as coordenações de palco, teatros, casas de shows, outros. “É mais evidenciado a figura masculina nesses espaços. Ver muitos homens nas funções técnicas não se torna um empecilho, mas sim uma usina geradora de energia, nutrindo as mulheres cada vez mais de que esse lugar técnico as compete também, ocupando-os”, explica a iluminadora.
A partir do curso, a ideia é promover o entendimento e o diálogo entre as diferentes linguagens que permeiam o fazer artístico e as produtoras, dançarinas, atrizes, diretoras, fotógrafas e tantas outras, que se relacionam no processo criativo com os profissionais da área técnica. “As mulheres terão nessa experiência de contato e troca, a liberdade para gerar e gerir conscientemente seus processos artísticos, somados com a poética da iluminação”, conta Natalie.
Através da exposição de conteúdos específicos e explanações, pretende-se fortalecer os saberes sobre conceitos técnicos da iluminação, contato com as fontes luminosas, equipamentos e aparelhos, cada funcionalidade e possibilidades de ação. Além disso, serão apresentados conteúdos sobre as estruturas dos espaços, como, varas, gelatinas, tomadas, por exemplo. “Pontuo que a ideia central da oficina é facilitar a comunicação entre as artistas e a técnica, entendendo-se que a interseção disso é a arte. E desabrochar alguma participante para a profissão artística da luz, local de todos e todas”, explica a iluminadora.
Para Natalie, o mercado artístico necessita de mulheres com autonomia para debater com as/os demais profissionais da área técnica dos espaços e dos eventos. “É importante ter entendimento para expor e agir de maneira prudente e explícita suas ideias, onde reverberam segurança nos fazeres e nas responsabilidades artísticas, que sejam somadas com o saber dos aparatos técnicos e estéticos da luz. A intenção é facilitar acessos e tornar o processo de criação algo mais coletivo, dialogável”, diz.
O curso:
DIA 01: A mulher e seus moveres. Fortalecendo os caminhos, ramificando com sabedoria e escuta
DIA 02: Do fogo a energia. A passagem do tempo para as fontes Luminosas
DIA 03: Refletores e suas funções. Desmistificar o material – Teoria e prática
DIA 04: Da teoria à prática. Estudos dos corpos
DIA 05: A poética da Luz e suas potências criativas – moveres
Serviço:
Curso de Iluminação Cênica para Mulheres: Empoderamento dos termos técnicos na prática artística, com Natalie Revorêdo
Quando: de 27 a 31 de maio, das 15h às 18h
Onde: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) – Rua da Aurora, 265, Boa Vista – Recife – PE
Valor: R$ 200,00
Público-alvo: mulheres a partir dos 18 anos
Inscrições: http://bit.ly/Oficina-de-Iluminacao-MAMAM
Formulários:
Autodelcaração: http://bit.ly/Oficina-de-Iluminacao-Autodelcaracao
Bolsa social: http://bit.ly/Oficina-de-Iluminacao-Bolsa-Social
Bolsa para mulheres trans: http://bit.ly/Oficina-de-Iluminacao-Mulheres-Trans
Informações: educmamam@gmail.com ou 81 3355-6871
Nenhum comentário:
Postar um comentário