terça-feira, 28 de maio de 2019

MOZART SANTOS, JOÃO LIN E NANDO ZEVE INAUGURAM EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEPORÂNE, NO RECIFE

Os artistas Mozart Santos, Nando Zevê eJoão Lin inauguram exposição coletiva, na próxima terça-feira (04/06), a partir das 19h, no Estúdio ZV Tattoo Galeria. Intitulada “Seres Imaginários E Outros Encantados”, a mostra de arte contemporânea reúne mais de 50 obras e objetos que exploram a tradição dos famosos gabinetes de curiosidades, com a suas coleções raras de seres encantados.


A expo também apresenta uma série de obras tatuáveis. Um bestiário criado em conjunto pelos três artistas/tatuadores, que elaboram seus estudos, como quem brinca com as formas cambiantes de um caleidoscópio. Personagens que até então, não habitavam no universo artístico de Zevê, Mozart e Lintransformam-se em obras, elementos e objetos, que podem reverberar em uma tatuagem livre de qualquer padrão.

“Abrimos a porta, ou a jaula, para esses seres brincarem. Sinto que propostas assim destravam a cabeça dos artistas e faz a gente caminhar por novos mundos”. Aponta Nando Zevê, que é tatuador, artista visual.

Formado em artes plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco, o multimídia Mozart Santos traz para a coletiva, uma média de 20 novos trabalhos, entre pinturas, objetos e projeções. A compilação intitulada“Entemofobia” traz técnicas que variam entre desenhos com tinta acrílica e aquarela sobre papel e de formas variadas, incitam a ressignificação acerca dos medos.

“No livro dos Seres Imaginários, o autorBorges descreve várias criaturas fantásticas deixando a construção imagética por conta do leitor. A imaginação pode criar um monstro feroz ou um animal bem humorado. Muitas vezes isso acontece quando vamos criar um desenho tatuável. A pessoa descreve tudo que quer e os sentimentos sobre aquele desejo e a materialização fica por conta do artista. Se a mesma descrição for dada a cada um de nós, seriam três desenhos diferentes, mas sobre a mesma coisa. Assim são os encantados da exposição”. Afirma Mozart.

Artista visual com atuação na produção de gravura, desenho, quadrinhos, ilustração, tatuagem e intervenção urbana, a “tara” pelo desenho, sempre foi a expressão preferida de João Lin, no campo das artes. “A pele como suporte e todas as questões políticas e estéticas que decorrem daí, me interessam quando tatuo e quando desenho para tatuar. “Seres Imaginários E Outros Encantados” une o meu espontâneo interesse no universo, mágico, onírico que exploro nos quadrinhos, na gravura e no desenho, ao diálogo com Mozart e Nando, que também exploram esse tema nas suas produções gráficas e na tatuagem”. Conta João, que traz desenhos em nanquim, lápis de cor, posca e caneta bic, sobre papel, para a mostra.

Localizado na Galeria Joana D'Arc – Pina, o Estúdio ZV Tattoo Galeria se configura como um ambiente híbrido de estúdio de tatuagem e local de experimentação com exposições, debates, cursos e residências. “Seres Imaginários E Outros Encantados” fica em cartaz na casa até o dia 13 de junho. As visitações podem ser feitas de 14h às 21h. A entrada é gratuita.

Sobre os artistas

Mozart Santos iniciou sua trajetória nas artes em 2000. Em seus trabalhos de artista plástico e VJ, histórias em quadrinhos, tatuagens vintage, cinema, vídeo games dos anos 80, sereias e o kitsch do universo circense, são alguns dos elementos sempre presentes em sua estética. Inventor nato, Mozart busca sempre a reinvenção através das artes.Tendo feito cursos em Barcelona e Roma, sua inquietação artística criou o grupo “Quarta Parede”  em 2009, cuja proposta era transformar um prédio abandonado do centro do Recife, em galeria para artistas. Mozart também desenvolveu a “Pare, Olhe e Escute”, exposição do tipo "site específic", sediada nas estações de Camaragibe, Jaboatão e Rodoviária do METROREC.Com diversas mostras de caraterísticas multitecnológicas, atuou como coordenador do Mamam no Pátio, havendo participado como artista/educador de trabalho de intercâmbio entre Brasil e Holanda no Het Domain Museum, cujo projeto ganhou prêmio de mensão honrosa do Ministério da Cultura em 2008. Em 2013 participou do projeto Circuito Abierto, residência artística Brasil / Espanha.

João Lin é artista visual com atuação na produção de gravura, desenho, quadrinhos, ilustração, tatuagem e intervenção urbana. No universo da palavra flerta com a poesia na produção de haicais e roteiros para quadrinhos e animação. Aventura-se no universo da música experimental no projetoInconsistência, Acaso e Erro e na produção audiovisual de curtas experimentais e de animação. Como artista gráfico recebeu vários prêmios em salões nacionais e internacionais de humor e quadrinhos e editou a revista de quadrinhos independentes: Ragú. Editor de Arte, da Folha de Pernambuco, ilustra para a literatura infanto-juvenil e  tem mais de trinta livros publicados por editoras como a Melhoramentos, SM,Scipione, Dimensão, Planeta, Larousse, entre outras. Foi  Coordenador, Assistente  da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia Recife e curador doFIHQ_PE (Festival Internacional de Humor de Pernambuco, nas edições de 2006 e 2007.
Nando Zevê, 35 anos, é tatuador, artista visual e fundador do ZV Tattoo e Galeria, espaço aberto à experimentações artísticas, que além de exposições, abriga eventos envolvendo tattoo, oficinas e artes visuais. Nando também realiza o Salão Contemporâneo de Tattoo, que acontece em parceria com o festival No Ar Coquetel Molotov, e conta com exposições, performances, bate papo e oficinas envolvendo arte e tatuagem.

SERVIÇO

Mozart Santos, João Lin e Nando Zevê inauguram exposição de arte contemporânea, no Recife

Na terça-feira (04/06), a partir das 19h, no Estúdio ZV Tattoo Galeria (Localizado na Galeria Joana D'Arc – Pina)
Entrada gratuita
Assessoria de Imprensa:
Mexe Mexe Comunicação
Luma Araujo – (81) 9 8532.6635
Visitação: de 05 a 13 de junho, das 14 às 21h
Informações e agendamentos: (81) 9 81 8805.1402

Nenhum comentário:

Postar um comentário