quinta-feira, 1 de junho de 2017

Grão Coletivo oferece a semana de Criação Artística dentro do curso Periferia Criativa

O curso gratuito de aperfeiçoamento técnico e em criação e gestão cultural Periferia Criativa, oferecido pelo Grão Coletivo, realizará a semana de Criação Artística dentro de sua programação. Serão realizados cinco workshops de 05 a 09 de junho (segunda a sexta-feira), das 14h às 18h, na Casa da Cultura (Sala Jota Soares). A proposta das atividades é apresentar uma introdução aos conceitos referentes ao universo da cultura, das relações corporativas e da difusão de bens e serviços culturais através de parcerias e redes de colaboração. Os workshops gratuitos são abertos ao público em geral. As vagas estarão disponíveis por ordem de chegada e sujeitas à lotação da sala. 


Os cinco workshops integrantes da semana de Criação Artística do curso Periferia Criativa serão ministrados por Milena Travassos (Introdução à história da arte), segunda (05/06); Germana Uchoa (Arte e mercado – economia da cultura), terça (06/05); Ticiano Gadelha (Direito autoral e mercado), quarta (07/06); Eduardo Maciel (Criar e comercializar – um desafio moderno da cultura), quinta (08/06); e Geórgia Barros (Construindo coletivamente um plano de negócios para a cultura), sexta (09/06). 
O público-alvo de todas as atividades realizadas pelo Periferia Criativa são jovens a partir dos 18 anos, adultos e idosos de todos os gêneros integrantes de algum grupo de cultura popular e tradicional da Região Metropolitana do Recife. 
O curso Periferia Criativa começou no último dia 08 de maio e seguirá até 17 de junho. O principal objetivo é qualificar brincantes e produtores ligados à Cultura Popular e Tradicional, por meio de oficinas temáticas, sobre processo de gestão e qualificação de projetos para captação de recursos e empreendedorismo cultural, priorizando brincantes, mestres e profissionais que atuam no campo da cultura popular. 
A ideia dos integrantes do Grão Coletivo é oferecer conteúdos que apoiem os alunos nas questões da sustentabilidade econômica dos grupos, visando o fortalecimento institucional e a conexão com oportunidades para o desenvolvimento de suas ações. 
O curso Periferia Criativa surgiu da iniciava dos produtores culturais Danilo Carias e Priscila Moreira com a proposta de reconhecer a periferia como espaço onde a criatividade gera oportunidades e modifica a vida das pessoas. A ação é realizada pelo Grão Coletivo, que é formado pelos empreendimentos Criativo Soluções, Feed Comunicação, Grão – Comunicação e Cultura, Maciel Salú e Auroras. 
O Periferia Criativa conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura (Secult-PE) e Governo do Estado de Pernambuco. O curso ainda conta com a parceria do Programa Pernambuco Criativo, da Gerência de Projetos Especiais da Secult-PE/Fundarpe. 

Semana de Criação Artística do Curso Periferia Criativa

Segunda – 05/06 | das 14h às 18h
Tema: Introdução à história da arte
Facilitadora: Milena Travassos

Milena Travassos é doutora em Comunicação (UFRJ), mestre em Filosofia (UECE) e graduada em Artes visuais e em Filosofia. Milena atua como artista visual ligada à fotografia, ao vídeo, à performance e ao vídeo-performance. Participou de exposições no âmbito nacional e internacional e publicou o livro “Reconfigurações do alegórico no contemporâneo”. Em 2016, teve o projeto “Um lugar dentro dele premiado” no IV Concurso de Residências Artísticas, da Fundaj. Milena é professora da AESO nos cursos de Artes visuais, Fotografia e Cinema e audiovisual.

Terça – 06/06 | das 14h às 18h
Tema: Arte e mercado – economia da cultura
Facilitadora: Germana Uchoa

Germana Uchoa é empreendedora criativa, coolhunter, mentora e fundadora da Espaço Garimpo, uma plataforma de empreendedorismo, criatividade e inovação. Em 2010, Germana foi selecionada para o Programa Empreendedores Criativos do Santander; em 2012, foi vencedora do prêmio internacional YCEA, na categoria Moda, do British Council em Londres; e em 2013, foi selecionada para participar de um programa de residência internacional em Bristol. Em 2015, criou sua própria plataforma digital de EAD, além do Creative Connection, um evento online com mais de 50 palestrantes de todo o mundo.

Quarta – 07/06 | das 14h às 18h
Tema: Direito autoral e mercado
Facilitador: Ticiano Gadelha

Ticiano Gadelha é advogado especialista em Direito da Propriedade Intelectual (PUC Rio), mestrando em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (INPI), com extensão em Propriedade Intelectual pela FGV. Concluiu recentemente o CopyrightX (Universidade de Harvard), preside as comissões de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB/PE), é Diretor Jurídico da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) e representante seccional da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) em Pernambuco.

Quinta – 08/06 | das 14h às 18h
Tema: Criar e comercializar – um desafio moderno da cultura
Facilitador: Eduardo Maciel

Eduardo Maciel é graduado em Licenciatura em Educação Artística (UFPE), pós-graduado em maketing (Fecape), MBA em Moda (FBV) e mestre em Administração (FBV). Eduardo tem experiência na área de educação, com ênfase em consumo de moda, design de moda e criatividade. Atua profissionalmente na construção, coordenação e implementação de negócios e eventos de moda, tanto no Brasil como na América Latina.

Sexta – 09/06 | das 14h às 18h
Tema: Construindo coletivamente um plano de negócios para a cultura
Facilitadora: Geórgia Barros

Geórgia Barros é bacharel em ciências contábeis (UEPB), pós-graduada em Auditoria e Direito Tributário (UFPE) e pós-graduanda em Direito Tributário (IBET). Atualmente é sócia-diretora da Geórgia Barros Consultoria Contábil, em que desenvolve diversos projetos, como contabilidade de empresas, com foco na consultoria para a correta aplicação das normas contábeis. Geórgia também atua como palestrante em oficinas, cursos e treinamentos.

Serviço:
Semana de Criação Artística do Curso Periferia Criativa
Quando: de 05 a 09 de junho (segunda a sexta-feira), das 14h às 18h
Onde: Casa da Cultura (Sala Jota Soares, Raio Sul, 2º piso), Cais da Detenção, s/n, Santo Antônio – Recife
Público-alvo: jovens a partir dos 18 anos, adultos e idosos de todos os gêneros integrantes de algum grupo de cultura popular na Região Metropolitana do Recife
Realização: Grão Coletivo, Criativo Soluções, Feed Comunicação, Grão – Comunicação e Cultura, Maciel Salú e Auroras
Parceria: Programa Pernambuco Criativo
Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco
Entrada: gratuita e aberta ao público em geral
Programação completa: http://bit.ly/Periferia-Criativa-Criacao-Artistica
Informações: graocoletivo.pe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário