quarta-feira, 28 de junho de 2017

Em parceria com o MinC-NE, SecultPB realiza seminário de apresentação do edital culturas populares

A Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) - Reginal Nordeste, promoverá, a partir da próxima segunda-feira (3), em João Pessoa, e na terça-feira (4), na cidade de Pombal, oficina de apresentação do edital prêmio Culturas Populares - Leandro Gomes de Barros (http://culturaspopulares.cultura.gov.br/). As oficinas serão gratuitas e abertas ao público ecom o intuito de orientar sobre o processo de inscrições para o editall Lançado neste mês, vai premiar, com R$ 10 mil, 500 iniciativas culturais que valorizam a cultura popular brasileira.  


As oficinas ocorrerão, na segunda-feira (3), entre 14h e 18h, na Escola de Musica Anthenor Navarro, localizada na Fundação Espaço Cultural (Funesc), na cidade de João Pessoa, e, na cidade de Pombal, na Escola Estadual Arruda Câmara na terça-feira (4), no mesmo horário. Vale lembar que o espaço comporta apenas 50 pessoas que serão acomodadas por ordem de chegada. 

Já na cidade de Pombal, a abertura será com a banda marcial Luiz Barbosa Neto, regida pelo maestro José Fernandes. Após a explanação da oficina, haverá um recital poético com cordelista da cidade além do grupo pontões e reisado. Luizinho Barbosa, professor de artes da cidade, fala da importância do evento em levar formação e assim valorizar o artista popular do sertão da Paraíba. “Parabenizo a equipe da Secult e do Minc pelo evento e ressalto a importância de se homenagear Leandro Gomes de Barros, com o nome do edital, uma pessoa natural desta cidade”, cocluiu


O Prêmio 

O Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros vai premiar 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. 
Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Só não estão incluídas Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC. 

Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram. 

Inscrições para o edital
Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições, abertas até 28 de julho, poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição on-line, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb.
Caso o candidato prefira realizar a inscrição por via postal, ela deverá ser enviada com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou entrega rápida para o endereço especificado no edital.
Calendário de Oficinas 
3 de julho (João Pessoa / PB) – 14h às 18h
Escola de Música Anthenor Navarro – Fundação Espaço Cultural (Rampa 2 – Auditório)
R. Abdias Gomes de Almeida, 800, João Pessoa (PB)

4 de julho (Pombal / PB) – 14h às 18h
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara
Rod. Gov. Antônio Mariz (BR 230), S/N – Jardim Rogério, Pombal (PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário