segunda-feira, 15 de julho de 2024

Parahyba Rio Mulher: Teatro Paraibano no FIT Rio Preto 2024



O grupo de teatro paraibano Parahyba Rio Mulher tem um motivo especial para celebrar: o grupo representará a Paraíba no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto 2024 (FIT Rio Preto), um dos eventos mais prestigiados do Brasil, que celebra 55 anos de história neste mês de julho.
O festival, programado para ocorrer de 18 a 27 de julho, contará com 70 apresentações de 37 espetáculos de dez estados brasileiros e cinco países, destacando-se como a maior programação desde a retomada pós-pandemia.  

Parahyba Rio Mulher trará ao festival a força e a intensidade de sua performance composta por atrizes mulheres que aborda questões de gênero e feminismo. O espetáculo, que leva o mesmo nome do grupo, mergulha na inspiradora história de Anayde Beiriz (1905-1930), entrelaçando sua vida com críticas contundentes ao machismo do passado e do presente. Contudo, vai além do enfrentamento, destacando a beleza, cuidado e afeto presentes na trajetória das mulheres.

As artistas do grupo defendem a autonomia, voz, equidade econômica e poder de decisão para todas as mulheres. A peça apresenta relatos de diversas situações em que a condição feminina é sufocada por discursos restritivos sobre aparência e conduta, refletindo sobre como ofensas e imposições ainda afetam as subjetividades das mulheres.

No fio narrativo que se tece, evoca-se também a ancestralidade, a partir das histórias e vivências de avós do elenco e do público, num espaço de troca, no qual a poesia e a sensibilidade são destacadas. Há um cuidado especial em mostrar o poder transformador da arte, evocando a ancestralidade e trazendo à tona a potência das histórias femininas.


As apresentações do Parahyba Rio Mulher no FIT Rio Preto são gratuitas e ocorrerão nos seguintes locais e datas:


21 de julho, domingo, 17h: Jardim Suspenso – Terminal Urbano

22 de julho, segunda, 19h: Ceu das Artes Aristides dos Santos

23 de julho, terça, 15h: COOPERLAGOS


Ficha Técnica:

Idealização e Dramaturgismo: Natália Sá

Concepção: Cely Farias, Kassandra Brandão e Natália Sá

Performance, Dramaturgia e Textos: Cely Farias, Jinarla, Kassandra Brandão e Natália Sá

Direção musical e Paisagem sonora: Jinarla

Figurino: Ana Carolina Guedes

Produção: Gabriela Arruda


Redes: Instagram: @parahybario

E-mail: parahybariomulher@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário