Para conscientizar sobre essa questão e ajudar a aumentar a visibilidade dos atletas dos Jogos Paralímpicos, o Museu do Futebol, o Wiki Movimento Brasil e o Comitê Paralímpico Brasileiro se uniram para realizar a Campanha Jogos Paralímpicos na Wikipédia. De 20 de julho a 8 de setembro, os internautas e editores da Wikipédia serão estimulados a criar e a editar verbetes com informações sobre atletas e as modalidades paralímpicas, ampliando a existência e a sistematização de dados relevantes na internet sobre o tema.
O período da campanha abarca toda a realização dos Jogos Paralímpicos, que ocorrem de 28 de agosto a 8 de setembro - ou seja, os participantes terão muito material para incluir na Wikipédia a partir dos resultados e das notícias e informações que forem surgindo durante a competição. Para participar, é necessário criar uma conta de usuário na Wikipédia e se inscrever na campanha. Todas as informações sobre como participar e a lista de verbetes que podem ser editados ou criados estão disponíveis na página oficial da campanha, em https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Campanha_Jogos_Paral%C3%ADmpicos_na_Wikip%C3%A9dia).
As cinco pessoas que editarem o maior volume de dados no período da campanha vão ganhar um kit exclusivo e um par de convites para visitar o Museu do Futebol, que acaba de ser reinaugurado com sua exposição principal totalmente renovada – incluindo conteúdos novos sobre modalidades do futebol adaptado e a exibição de duas medalhas de ouro conquistadas por Mizael Conrado, atual presidente CPB e bicampeão paralímpico com a Seleção Brasileira de futebol de cegos.
"A parceria com a Wikipédia e o Museu do Futebol tem tudo para ser um marco na divulgação de informações sobre os nossos atletas paralímpicos. No nosso site (cpb.org.br), já temos diversos perfis e queremos amplificar o alcance de tais dados para que mais pessoas conheçam suas histórias e conquistas", afirmou Mizael.
“A Wikipédia é consultada milhares de vezes todos os dias e um dos temas que mais atrai leitores é o esporte, especialmente durante grandes eventos esportivos. Esperamos que campanha seja um ponto de virada na forma como os atletas brasileiros e as modalidades dos Jogos Paralímpicos são representados na enciclopédia livre. Para isso, vamos mobilizar editores experientes e pessoas que nunca editaram a Wikipédia para garantir que a informação disponível seja a mais qualificada possível”, diz Érica Azzellini, gestora de comunidades do Wiki Movimento Brasil.
“O Museu do Futebol tem uma longa história de parceria com o WMB para fomentar a inclusão de informações sobre formas diversificadas de prática do esporte. Já fizemos campanhas conjuntas para dar visibilidade ao futebol de mulheres, a futebolistas negros e, agora, nada melhor que o ano paralímpico para realizar a Campanha Jogos Paralímpicos na Wikipédia, que vai ao encontro de um tema importante que foi incorporado com mais força na nossa exposição principal”, completa a diretora técnica do Museu do Futebol Marília Bonas.
Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro - O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável pela participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes adaptados no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais.
Sobre o Wiki Movimento Brasil - O Wiki Movimento Brasil (WMB) é uma associação brasileira sem fins lucrativos afiliada à Wikimedia Foundation. Fundado em 2013, o WMB busca, entre outros objetivos: ampliar, qualificar e diversificar o conteúdo e a comunidade nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia; e apoiar a atuação de organizações sociais no ecossistema do conhecimento livre.
Sobre o Museu do Futebol - Localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho, e gerido pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário