O compositor conduz a uma viagem pelo cinema brasileiro através de imagens de filmes para os quais compôs. Ele lembra que sua primeira contribuição para o audiovisual, “Brasil anos 2000” (1969), de Walter Lima Jr., foi uma experiência complexa e precisou entender o que era trilha sonora. Nessa época, para ele, a música era um fator de abstração nas produções. “A música segue uma espécie de decalque do que a imagem e a psicologia dos personagens propõem. É uma narrativa poética e literária”, relembra sobre seu passado como trilheiro de músicas incidentais.
O episódio retrata as experiências de Gil como autor de trilhas em longas dirigidos por Cacá Diegues, como “Quilombo” (1984), “Veja esta canção” (1994) - dividido em quatro partes inspiradas por canções temáticas - Gil compôs a música “Drão” e “Um Trem para as Estrelas" (1987), em que trabalhou em parceria com Cazuza. “Trabalhar com Cazuza foi magnífico. Ele é um poeta com uma capacidade descritiva extraordinária, foi muito fácil nesse sentido. Ele apresentava poemas e eu os musicava”, explica o compositor.
Além dessas obras, Gil comenta a criação de canções emblemáticas para produções como “Eu Tu Eles” (2000), de Andrucha Waddington, “Gonzaga - De Pai Pra Filho” (2012), de Breno Silveira, e a abertura do programa “Sítio do Pica Pau Amarelo”, para o qual compôs a música tema que buscava representar todo o universo criado por Monteiro Lobato. “Eu tinha absoluta facilidade no diálogo com todos aqueles personagens e o fato de ter que colocar todo esse encantamento e magnetismo mútuo em uma canção de quatro minutos foi um desafio extraordinário”, finaliza.
Em oito episódios, a série “Na Trilha do Som” conta a trajetória de compositores de trilha sonora de diferentes gerações, tendo os depoimentos dos músicos ilustrados por imagens de suas obras nas produções audiovisuais. Os outros sete são: Chico Buarque, Antonio Pinto, André Abujamra, Plínio Profeta, David Tygel, DJ Dolores e Remo Usai (in memorian).
“Na Trilha do Som” é uma produção da Urca Filmes viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br) um dia depois da estreia no canal. A exibição é no dia temático Segundas da Música, 29 de julho, às 20h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário