A ação visa registrar e salvaguardar essa primeira década de existência por meio de um rico acervo de fotografias, somado a depoimentos e novas imagens do gigante. Relatos serão colhidos de artistas e orquestras que já se apresentaram no evento, a exemplo de Alceu Valença, André Rio, Maestro Spok, Maestro Forró, Almir Rouche, Orquestra Henrique Dias, Orquestra Henrique César, Orquestra do Maestro Carlos, Orquestra Paranampuká, dentre outros.
Além disso, a população local também será incluída para retratar como o evento movimenta e encanta o município no período do Carnaval de Zé Puluca. Outro grande ponto do roteiro de gravação será o momento do arrastão, ação a ser realizada no dia 4 de agosto, a partir das 15h00, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, revivendo como acontece no desfile do interior.
Serão estandartes, dragão e bonecos gigantes que representam importantes personalidades da história social da cidade de Bom Conselho. O projeto é uma idealização do produtor cultural Carlos Alberto, que pesquisou sobre o músico, maestro e compositor Zé Puluca nesses 11 anos de história.
O documentário “Zé Puluca, o Gigante de Bom Conselho”, será dirigido pelo roteirista e diretor de arte André Rio, tendo a produção executiva de Margareth Alvarez e Elisângela Nascimento. O projeto conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal.
Carnaval de Zé Puluca
Uma autêntica festa de rua, o evento leva o nome do músico, maestro e compositor José Duarte Tenório, conhecido popularmente como Zé Puluca. Nascido em Bom Conselho, tem um trabalho consagrado no meio artístico, sendo autor de mais de 200 composições entre frevos, marchas, fox-trot, samba, boleros, melodias juninas e canções religiosas.
Sua formação cultural traz o Frevo como sua principal bandeira, acompanhada de figuras alusivas da cultura nativista bomconselhense, em forma de bonecos gigantes. Estandartes, passistas de frevo e alegorias adornam todo esplendor do espetáculo chamado Carnaval de Zé Puluca. A festa tem como patrono o saudoso escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário