Quando realizamos o circuito Pequena África pela primeira vez com a alta liderança das empresas participantes do Mover, tivemos um despertar para a história real do Brasil, uma história que não aprendemos nas escolas e que é tão necessária para trazer a sensibilização e o correto entendimento sobre o processo de apagamento histórico", disse Luciene Rodrigues, gerente de relações institucionais do Movimento.
Com uma abordagem provocativa, "Pequena África" aprofunda-se na história e no legado construído na região do Cais do Valongo. Desafiando as narrativas históricas convencionais, destaca-se a falta de compromisso na construção de uma imagem digna das pessoas negras no Brasil, expondo como essa lacuna alimenta o racismo estrutural presente na sociedade.
O seriado, composto por uma equipe de pessoas negras, busca provocar uma reflexão crítica sobre as complexas dinâmicas sociais e culturais que influenciam a vida dos jovens negros. Por meio de diálogos profundos entre Maria Gal, apresentadora dos episódios e fundadora/CEO da produtora Move Maria, com entrevistas e com personagens fundamentais para contar a história da Pequena África e suas influências, com o historiador Flávio Henrique, a produção investiga a história de uma região marcada pela especulação imobiliária e pela resistência negra.
“Ter a responsabilidade de falar de nossas memórias, trazendo diversidade através do audiovisual, é um dos meus propósitos. E receber essa incumbência de uma das maiores instituições do país, que é a Mover, e de grandes empresas que fazem parte dela, para que seja compartilhado com seus colaboradores, é uma missão que me deixa muito honrada em realizar” disse Maria Gal, apresentadora e CEO da Move Maria.
Importante ressaltar que a produtora Move Maria vem para suprir uma grande demanda de mercado que é trazer protagonismo negro na frente e por trás das câmeras. O documentário foi produzido com uma equipe majoritariamente negra e com mulheres negras liderando a liderança nas equipes de direção, roteiro e produção.
O propósito da Move Maria é produzir o que chamamos de entretenimento de impacto com representatividade negra na frente e por trás das câmeras, e que, ao mesmo tempo seja amplamente comercial, na contramão do que vivenciamos no mercado de audiovisual e corporativo apesar da população negra brasileira compor 56% da população e consumir mais de 1 trilhão por ano.
Ao indicar caminhos para um futuro mais justo, a série ressalta a valorização da diversidade racial e a conscientização sobre o racismo, prioridades para o Mover.
“Esperamos alcançar muitas pessoas com o Pequena África, que é uma entrega de conteúdo com objetivo de letramento racial, entendendo que sem conscientização é impossível gerar a mudança genuína”, finalizou Luciene Rodrigues.
Perto de completar três anos de atuação, o Movimento pela Equidade Racial é sediado na região da Pequena África, no Rio de Janeiro, no prédio da L'Oréal, empresa associada. Marcelo Zimmet, CEO do grupo no Brasil, também está entre os entrevistados, compartilhando sobre a importância da Pequena África.
O Mover tem como objetivo, até 2030, gerar mais 10 mil lideranças negras através de modelos inclusivos de recrutamento e desenvolvimento e gerar impactos para 3 milhões de pessoas negras com cursos, capacitação, conscientização, conexão com empreendedores negros, entre outras ações.
Sobre o MOVER
O Mover – Movimento pela Equidade Racial é uma associação sem fins lucrativos que, por meio de conscientização, fomento ao desenvolvimento de carreiras e à inovação inclusiva de pessoas negras, visa promover e acelerar a promoção da equidade racial. Atualmente, é formado por 50 empresas que atuam de forma colaborativa: Alcoa, ALLOS, Ambev, Americanas S.A., Amil, Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BNDES, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, Dow Brasil, EF, General Mills, GM, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Grupo Casas Bahia, Heineken, JBS, Kellanova, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, McKinsey & Company, Magalu, Manserv, Marfrig, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, Pluxee, PwC Brasil, RD - Raia Drogasil, Tenda Atacado, Vale, XP Inc. e 3M. Mais informações em www.somosmover.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário