Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) apontam que mais de 40% dos estudantes adolescentes no Brasil afirmaram já ter sofrido com a prática de “bullying”, de provocação e de intimidação.
No mês em que se comemora o Dia do Amigo - 20 de julho - e o Dia Internacional da Amizade - em 30 de julho - , instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a psicóloga Marcella Queiroz e a consultora de gestão e pedagoga Rejane Maia, do Colégio Apoio, ressaltam a eficácia de um projeto que capacita os próprios alunos e alunas a se ajudarem mutuamente para resolver conflitos, o projeto Amizade Responsável.
Para atuar no combate ao bullying e no fortalecimento dos vínculos entre os pares, o Colégio Apoio, de forma pioneira em Pernambuco, desenvolveu o projeto “Amizade Responsável” com alunos do 4ºano até o ensino médio. O projeto capacita alunos e alunas no desenvolvimento de competências que favoreçam o suporte entre os colegas. Na capacitação, os alunos e alunas, além dos pais e mães, participam de encontros formativos mensais com a doutora em educação Catarina Gonçalves, que é especialista em desenvolvimento moral e prevenção ao bullying, e com as psicólogas da equipe do colégio, onde trazem exemplos práticos vivenciados na escola e pensam em soluções para promover harmonia, ampliando o olhar para os alunos mais excluídos.
Os alunos e alunas escolhidos para formar as “equipes de ajuda” tem o papel de intermediar conflitos e oferecer apoio a quem se sente sozinho/a ou em situação de sofrimento. “Se temos uma situação de embate no parque, por exemplo, o aluno da equipe de ajuda vai intermediar o conflito e tentar resolvê-lo naquele contexto com o apoio dos outros colegas, sem que seja preciso a mediação de um funcionário ou de uma mãe ou pai, afinal, nem sempre esses adultos estarão por perto. Desta forma, formamos seres mais pacificadores e multiplicadores de ações que favoreçam nos seus espaços de convivência relações pautadas nos princípios do respeito e da solidariedade, pessoas com inteligência interpessoal e socioemocional”, explica Rejane Maia, consultora de gestão do Colégio Apoio.
A atuação da família com a comunidade escolar também é um aspecto relevante para auxiliar na construção de amizades saudáveis e na prevenção do bullying, conforme destaca a psicóloga Marcella Queiroz, do Colégio Apoio. “Os pais e mães têm um papel essencial de orientar e refletir com os filhos acerca da convivência ética e dos valores ligados ao respeito mútuo. Isso pode ser feito através do uso de situações cotidianas para a reflexão dos valores que perpassam a convivência, como a empatia, a solidariedade e a justiça. A comunicação entre escola e família facilita a intermediação desses conflitos e auxilia na construção de relações de amizades saudáveis”, enfatiza a psicóloga Marcella Queiroz, do Colégio Apoio.
Os resultados da aplicação do projeto ‘Amizade Responsável’ têm mostrado que as equipes de ajuda auxiliam na redução do índice de situações de vitimização, observando o comportamento das pessoas e contribuindo com estratégias de autoproteção para a modificação das ações das vítimas e dos agressores, permitindo assim um bom clima no convívio escolar. “Nosso maior desejo continua sendo o de atuarmos em parceria com as famílias, na construção de um ambiente solidário, respeitoso e harmônico de convivência para as nossas crianças e adolescentes, que poderão ser agentes de transformação do bem-estar coletivo em outros grupos com os quais interagirem”, destacam Rejane Maia e Marcella Queiroz, do Colégio Apoio .
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