quarta-feira, 17 de julho de 2024

Jamil Pereira reúne a tradição e o novo em álbum de estreia



Natural de Fortaleza, Jamil Pereira, 34 anos, chegou aos 9 em Ubatuba, cidade do Litoral Norte paulista, região em que atua intensamente em casas de shows e bares de música ao vivo desde 2019.
“Em meus shows costumo apresentar composições próprias e releituras de clássicos de artistas como Belchior, Ednardo e Fagner”, conta o artista. Apesar da distância, a infância no Ceará marcou definitivamente a criação artística de Jamil, que preservou toda a influência cultural e ligação com o meio musical da região.


Em seu álbum de estreia, Jamil Pereira tem parcerias com renomados compositores da música cearense, como o violonista Nonato Luiz, co-autor de “Nevoeiro”, canção que dá nome ao disco, e o piauiense Jorge Mello, parceiro de Belchior que participou ativamente do movimento que lançou o “pessoal do Ceará” no início dos anos 1970. Os dois também  participam do álbum, que ainda traz duas composições de Jamil com o cearense e parceiro de geração Yuri Eduardo.


Nevoeiro chega ao mercado fonográfico promovido pela canção “Ato Falho”, parceria com Yuri Eduardo que ganhou clipe e entra em rotação no youtube às 00h do mesmo dia 19 de julho, junto com o álbum. “Ato Falho” é uma faixa de roupagem rock e trata do comportamento humano sob a ótica da ação e reação. A sonoridade pop rock conta com a assinatura marcante da guitarra de Mimi Rocha, grande músico cearense conhecido por gravar com Fagner, Belchior, Dominguinhos e Ednardo. O clipe dirigido por Thiago Mariano tem cenas captadas durante as gravações do álbum, no estúdio Space Blues em São Paulo.


Em dez canções inéditas, Nevoeiro destaca uma gama de ritmos, tanto nordestinos como xote, baião e ijexá, como o rock e o folk, tudo passando pela linguagem pop. “O álbum reúne a tradição e o novo, influenciando-se da importância do tempo, sem perder o protagonismo do presente. As canções foram nascendo ao longo dos últimos anos e já tinham a finalidade conceitual de álbum, com o encadeamento poético dos temas. São reflexões sobre o cotidiano com abordagens de temas sociais, ambientais, liberdade e amor”, revela Jamil.


Para a realização deste seu primeiro álbum, Jamil Pereira se cercou de um time de craques. Nevoeiro tem produção e arranjos de Adriano Magoo, conhecido por seus trabalhos com Zeca Baleiro, Tetê Espíndola, Vanusa e Anastácia. O álbum tem guitarras, banjo, mandolim e dobro de Tuco Marcondes, baixo de Fernando Nunes, flauta de Dado Magnelli, percussões de Marco Bosco e bateria de Léo Susi; além das participações de Mimi Rocha (guitarra em "Ato Falho") e Nonato Luiz (violão em "Nevoeiro"). As gravações foram realizadas no Space Blues por Alexandre Fontaneti, em São Paulo, e a pré-produção no Studio America Music, em Ubatuba. A mixagem é de Luis Paulo Serafim - o LP,  vencedor do Grammy Latino e um dos grandes nomes mais importantes na engenharia de som do Brasil; e a masterização é de André Dias.


O projeto para a gravação de Nevoeiro foi um dos vinte contemplados, entre os mais de mil inscritos no Edital ProAc do Estado de São Paulo para a gravação de álbum. Foi uma conquista das grandes, fruto do trabalho de Jamil em conjunto com a produtora cultural Carol Garcez e o Núcleo Criativo.



Ouça “Nevoeiro”: https://vitrolaplay.ffm.to/nevoeiro




Nevoeiro, por Jamil Pereira


De Longe - Xote roqueiro e político. Uma crítica à indiferença social, reforçando que o Brasil não se limita aos grandes centros urbanos do Sudeste. Propõe reflexão sobre a xenofobia na atualidade.


Fogo na Mata - Baião ecológico que faz da ironia o meio de denunciar a ganância destruidora da floresta.


Ato Falho - Parceria com Yuri Eduardo é o primeiro clipe do disco. É uma balada pop rock que levanta a questão sobre a banalização do perdão. A relação ação e reação são os elementos líricos da faixa.


A Cor do Amor - Sonoridade moderna para abordar a diversidade de comportamento de gênero. Uma faixa anti-homofobia.


A Saga do Homem - Inspirada nas trovas medievais, a canção abrange a complexidade do sentimento humano, carregada de lirismo e alusões poéticas.


Sorriso Especial - Parceria com Jorge Mello, que também faz uma participação especial na gravação. Feita a partir de um poema de Jorge, a música é de autoafirmação sobre a valorização da figura humana, regada pela  sensibilidade dos versos do experiente poeta.


O Menino de Ontem - Faixa xote-folk sem zabumba e triângulo, mas com banjo e violão dobro. Fala do amadurecimento do indivíduo e sua mudança de ótica sobre o mundo.


Tardar - Parceria com Yuri Eduardo. É uma balada roqueira com vocais densos sobre o tempo e a impotência humana diante dele.


Pegue Sua Mala - Arranjo funk com flerte soul. Provocativa diante da mentalidade materialista contemporânea.


Nevoeiro - Parceria com Nonato Luiz, que também faz uma participação especial na faixa tocando violão. Uma cantiga sobre origem, saudade e entrega. Usa elementos textuais típicos do Ceará como “acear” (banhar o corpo do pescoço aos pés) e “chuva do caju” (fenômeno da primeira chuva da manhã, depois da pós-estação).




Nevoeiro | Jamil Pereira


1) De Longe (Jamil Pereira)


2) Fogo na Mata (Jamil Pereira)


3) Ato Falho (Jamil Pereira / Yuri Eduardo)


4) A Cor do Amor (Jamil Pereira)


5) A Saga do Homem (Jamil Pereira)


6) Sorriso Especial (Jamil Pereira / Jorge Mello) – Participação Especial de Jorge Mello


7) O Menino de Ontem (Jamil Pereira)


8) Tardar (Jamil Pereira / Yuri Eduardo)


9) Pegue Sua Mala (Jamil Pereira)


10) Nevoeiro (Jamil Pereira / Nonato Luiz) – Participação Especial de Nonato Luiz




Ficha técnica


Jamil Pereira: Direção Musical, Voz e Violões


Adriano Magoo: Produção Musical, Arranjos, Pianos, Teclados e Acordeon


Tuco Marcondes: Guitarras, Banjo, Mandolim, Dobro, Viola Portuguesa e Violão com Arco


Fernando Nunes: Baixo


Léo Susi: Bateria


Dado Magnelli: Flautas


Marco Bosco: Percussões


Participações Especiais


Jorge Mello: Voz em “Sorriso Especial”


Mimi Rocha: Guitarra em "Ato Falho"


Nonato Luiz: Violão em "Nevoeiro"




Gravado no Space Blues, em São Paulo, por Alexandre Fontaneti


Gravação de bateria e Pré-produção no América Music, em Ubatuba/SP


Gravações de: voz de Jorge Mello, violão de Nonato Luiz e guitarra de Mimi Rocha, no MR Studio, em Fortaleza/CE


Mixagem Luis Paulo Serafim "LP"


Masterização André Dias




Fotos Daniela Secco / Arte Lucas Maguna




Distribuição Selo Vitrola Play




Acompanhe Jamil Pereira no Instagram: @jamilpereiramusico


Assista o clipe de Ato Falho: https://youtu.be/ScWA_7e76JI

Nenhum comentário:

Postar um comentário