quinta-feira, 25 de julho de 2024

A era da instantaneidade: como o novo comportamento do usuário redefine o marketing digital



Segundo dados do relatório “Digital 2024: Brazil”, produzido pela We Are Social com a Meltwater, o Brasil, com seus 187,9 milhões de internautas, é um dos países que mais se conectam ao mundo digital, dedicando em média 9 horas e 13 minutos por dia à internet.
Essa é uma realidade que revela a existência de um público sedento por informação e entretenimento instantâneos, que vem moldando um novo cenário de consumo e interação.


Se pararmos para relembrar um passado não tão distante, a comunicação online tinha um ritmo mais lento. As pessoas navegavam em websites estáticos, liam textos longos e aguardavam por downloads demorados. No entanto, especialmente por conta da popularização dos smartphones, a era da instantaneidade chegou para ficar, mudando totalmente esse panorama.


Hoje, o usuário espera nada menos que o acesso imediato à informação, com respostas rápidas e uma interação dinâmica com as marcas. Seus dedos deslizam pelas telas, consumindo conteúdos visualmente atraentes, em formatos como vídeos curtos e GIFs animados. 


Portanto, não haveria como essa mudança não impactar diretamente as estratégias de marketing. As empresas precisam ser ágeis e relevantes, oferecendo soluções e experiências adequadas a esse mundo digital, capazes de capturar a atenção do usuário em poucos segundos.


Um dos exemplos mais notáveis dessa demanda é a ascensão do vídeo. Enquanto as audiências da televisão caem, o próprio “Digital 2024: Brazil” mostra que 96,4% dos brasileiros conectados com idades de 16 a 64 anos estão mudando hábitos antigos e consumindo esse formato de conteúdo, seja no TikTok, YouTube ou Instagram Reels. 


Essa transição acontece, principalmente, por conta da conveniência, personalização e diversidade do que é disponibilizado nas plataformas digitais, levando experiências mais ricas para os usuários. Ou seja, é possível criar um diálogo mais efetivo com quem está do outro lado da tela, visando estabelecer uma conexão profunda com essa pessoa ao trazer à tona os seus interesses e preferências específicas. 


Como se adaptar ao novo cenário do marketing digital?

Com o domínio da instantaneidade, não há dúvidas de que a chave do sucesso para as marcas reside em se conectar com o usuário de forma relevante, cativando a sua atenção em um mundo repleto de informações e estímulos. Por esse motivo, as tendências apontam para um foco contínuo na interação social, seja com vídeos curtos/ de entretenimento, clipes musicais e até mesmo de conteúdos de notícias diversas.


Nesta missão, a ascensão de ferramentas como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Internet das Coisas (IoT) e Realidade Aumentada tem sido de grande valia, já que são tecnologias que impulsionam essa personalização e permitem que as plataformas digitais direcionem anúncios a perfis específicos. Ou seja, as empresas conseguem se integrar cada vez mais ao cotidiano dos usuários, mostrando as suas narrativas ao público certo, no momento ideal e de forma mais eficiente.


É claro que personalizar os algoritmos das mídias digitais também acende alerta de atenção para as marcas sobre a privacidade. As companhias devem priorizar a todo custo a transparência da coleta e uso de dados dos seus clientes, adotando padrões de proteção e oferecendo a eles o controle sobre suas informações. 


Só assim as estratégias de marketing das empresas poderão não apenas ser autênticas, mas também socialmente conscientes para engajar os seus usuários. Dessa forma, cada um dos canais passa a ser uma plataforma de formação de identidades e comunidades online, servindo como espaços para expressão, interação e mobilização social. 


Isso tudo reforça que o futuro do marketing digital exige que as marcas entendam como ser verdadeiras contadoras de histórias, capazes de gerar conexões reais com seus consumidores em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível. Qualquer estratégia com potencial de sucesso se baseia nesse entendimento profundo do comportamento dos indivíduos reais que estão do outro lado da tela.


*Bruno Almeida possui formação em Marketing & Advertising pela Universidade de Miami e é diplomado em educação executiva pela The Wharton School (University of Pennsylvania), Stephen M. Ross School of Business (University of Michigan) e Singularity University. Também tem uma reconhecida experiência profissional em empresas de destaque como UOL Brasil, Explorador Capital Management (Guby Network) e StarMedia. Sua carreira se desenvolveu no auge das mídias digitais no início dos anos 2000, o que foi crucial para seu crescimento como profissional e empreendedor.


Atualmente, é CEO da US Media, hub líder em soluções de mídia na América Latina. Almeida fundou a empresa em 2003 com o objetivo de resolver problemas no setor de mídia, utilizando seu profundo conhecimento digital, habilidades de comunicação e respeito pelas culturas locais. Sob sua liderança, a empresa se tornou referência no mercado LATAM, oferecendo serviços especializados para anunciantes e agências, além de representar publishers globais como Vevo, WeTransfer, Tinder, Fandom, Sojern e TechTarget.

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