“A reunião com o Secretário Mário Frias foi extremamente produtiva, pois foi possível entender como trabalharmos juntos para fomentar o setor cultural no Brasil, ainda mais diante das dificuldades geradas pela pandemia este ano. O Plano Nacional de Cultura tem grande potencial para alavancar o setor nos próximos meses e estou muito contente com a oportunidade de colaborar com o desenvolvimento desse projeto”, explica Moreira.
O Plano Nacional de Cultura tem como objetivo orientar o desenvolvimento e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil. Com duração de 10 anos, a primeira versão do Plano, que era válida até 2 de dezembro de 2020, deve ser prorrogada por mais dois anos a pedido do Governo Federal. O projeto de Lei está em aprovação no Congresso.
“Iniciamos a elaboração do Projeto de Empreendedorismo e Formação Cultural, apresentado ao Secretário durante a reunião, que tem como o objetivo apoiar artistas para empreenderem no setor cultural por meio de uma equipe de mentoria”,
Ao mesmo tempo, a Lei Aldir Blanc, sancionada em 29 de junho de 2020, prevê auxílio financeiro ao setor cultural, o Governo Federal liberou R$ 3 bilhões para que estados e municípios possam destinar ao pagamento de parcelas de renda emergencial aos trabalhadores da área, manutenção de espaços, editais e chamadas públicas.
Com o apoio desta lei, a Cia Alvo, que foi contemplada com o auxílio financeiro, está investindo na adaptação de espetáculos para o formato online, disseminando a cultura de forma acessível para a população. Além disso, a companhia vai abrir o núcleo de dramaturgia, também de forma online, para que outras pessoas possam participar do desenvolvimento de novos projetos. “O objetivo é manter a essência do ao vivo e mostrar ao público que existe um despertar cultural no Brasil”, completa Moreira.
Há mais de dez anos à frente da execução de projetos
culturais em São Paulo, Fabiano Moreira iniciou sua carreira no teatro em 2004.
Atualmente, é gestor de iniciativas culturais e coordena diversos programas incentivados.
Também é diretor artístico da Cia. Alvo de Teatro e está à frente de projetos
de arte, educação e inclusão em escolas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário