Sob a chancela de ECOA, plataforma por um mundo melhor do UOL, o projeto mostra que o chef possui a maior parte de seu material genético oriundo da Costa da Mina, região do Golfo de Guiné. Ele, então, vai ao Benin e se encontra com vendedores de comida de rua, traz curiosidades sobre os alimentos típicos do país em feiras livres, como acarajé, feijoada, ensopado, entre outros, e visita locais emblemáticos que remontam a trajetória da origem da escravidão no Brasil.
"Eu tinha uma impressão [sobre o Benin] reversa, pelo que a televisão mostrava. Eu pensava que era um país triste. E, não, pelo contrário. Todo mundo lá é muito feliz, muito alegre”, explica Diamante. “Foi o melhor processo criativo que já fiz. Foi um dos melhores presentes que já recebi na minha vida. Você só consegue evoluir se você sabe de onde você saiu”, finaliza.
Na busca por um entendimento mais profundo do passado de escravidão no Brasil, “Origens” também exibe João explorando a "Rota dos Escravos" em Ouidah, uma trilha que se estende pela cidade e abrange os últimos quatro quilômetros do trajeto percorrido pelos escravizados antes de serem levados em navios para países na costa americana, incluindo o Brasil.
Origens destaca também o caminho repleto de desafios percorrido pelas pessoas negras no Brasil em busca do reconhecimento de sua própria história e ancestralidade, ao mesmo tempo em que mostra como a ciência e a tecnologia, como os testes de DNA, podem contribuir para preencher as lacunas desse quebra-cabeça.
Além de João Diamante, a quinta temporada também mostra a história da psicóloga e ex-BBB Sarah Aline, a atriz e cantora Karin Hils e a professora Vera Eunice. Todas elas fizeram testes de DNA em busca de suas ancestralidades genéticas e contaram ao ECOA o significado das descobertas para suas vidas.
O projeto Origens foi lançado em 2021 e conquistou o primeiro lugar no Prêmio "Respeito e Diversidade", realizado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), na categoria “Imprensa”, e o Prêmio Internacional de Excelência em Design na categoria “Questões Sociais” da SND (Society for News Design). Durante os anos, a produção já teve a participação de inúmeras personalidades negras, entre elas Babu Santana, Carlinhos Brown, Daiane dos Santos, Érika Hilton, Gilberto Gil, Maju Coutinho, Péricles e Zezé Motta.
As reportagens especiais da quinta temporada estão disponíveis em ECOA e a produção completa, por sua vez, pode ser acessada no Youtube do UOL Prime e no Canal UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário