A comédia com forte carga dramática tem espaço na programação especial da emissora pública que esta semana leva ao ar uma mostra com sucessos brasileiros da sétima arte da produtora L.C. Barreto, que em 2023 completa seis décadas de atividades. A seleção ainda inclui os títulos "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976) e "O Quatrilho" (1995), entre outras obras de ficção e documentais do cinema nacional.
Representante nacional na disputa pela indicação ao Oscar de filme estrangeiro em 2014, o longa "Bye Bye Brasil" obteve reconhecimento no Festival de Havana que premiou Cacá Diegues na categoria Melhor Diretor. A antológica produção cinematográfica teve trilha sonora de Chico Buarque e Roberto Menescal.
Nos bastidores de uma recente entrevista para o programa Cine Resenha, no estúdio da TV Brasil, a produtora Lucy Barreto contou que aquele estúdio do canal público, na época da TV Educativa do Rio de Janeiro, foi utilizado para a gravação de uma das cenas do filme.
"Bye Bye Brasil" acompanha uma trupe mambembe que roda o interior do país. Os artistas se envolvem em uma sequência de situações que combinam e destacam as contradições encaradas na cultura brasileira entre o moderno e o tradicional em um período de profunda transição.
Trama de amor e aventura pelo interior do país
Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha (Príncipe Nabor) são três artistas de circo que atravessam o território nacional com a 'Caravana Rolidei'. A trupe viaja pelo interior do Brasil em um caminhão alegremente colorido que carrega a caravana e suas atrações.
O grupo mambembe faz espetáculos para a parcela mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o acordeonista Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), com os quais a caravana cruza a Amazônia pela rodovia Transamazônica até Altamira, no Pará.
Os integrantes da trupe vivem diversas aventuras e amores enquanto o caminhão da 'Caravana Rolidei' percorre regiões como o vale do São Francisco, o litoral nordestino com praias maravilhosas, o árido sertão da seca, a selvagem Transamazônica e os perigosos rios Xingu e Amazonas, com destino a Belém.
Durante o caminho, Ciço se apaixona por Salomé. Na viagem, o acordeonista vê o mar pela primeira vez e a trupe conhece Zé da Luz (Jofre Soares), projecionista de filmes. Na rota para Altamira, o grupo ainda encontra índios que querem andar de avião e possuem rádios de pilha. A trama ainda destaca o declínio de espectadores nas apresentações circenses com a chegada da televisão.
Na capital paraense, após desentendimento, eles decidem se separar. Ciço e Dasdô vão tentar a vida em Brasília onde, depois de algum tempo, o sanfoneiro começa a se tornar famoso. A partir daí, Salomé e Lorde Cigano reaparecem e convidam o casal para uma nova aventura pelo interior brasileiro. Apesar disso, não há certeza que a 'Caravana Rolidei" se reúna novamente.
Ficha técnica
País: Brasil. Ano: 1979. Gênero: Comédia. Direção: Cacá Diegues. Produção: Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto. Elenco: Betty Faria, José Wilker, Fábio Jr., Príncipe Nabor, Zaira Zambelli, Jofre Soares, Marieta Severo. Classificação indicativa: 12 anos. 110 min. Reprise.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Sessão de Cinema – Bye Bye Brasil – sexta-feira, dia 3/11, às 21h, na TV Brasil
Sessão de Cinema – Bye Bye Brasil – sexta-feira, dia 3/11, para sábado, dia 4/11, às 2h30, na TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário