Envolvidas com a emoção, projetaram o ambiente Estação da Alma, uma biblioteca carregada de histórias, arte, tradição e uma linda homenagem ao mestre Chicão, pai de Tita Barreto. “Sempre sonhei em fazer uma homenagem ao meu pai. As minhas sócias aqui do escritório, Eduarda e Lílian, embarcaram comigo e conseguimos fazer a Estação da Alma”, revela a arquiteta Tita Barretto, filha do médico homenageado. “A Estação da Alma agrega ao ambiente a irreverência do homenageado, transmitindo sua personalidade e histórias vividas através de seus livros e de suas poesias cheias de alma”, conta a arquiteta Lilian Avellar.
O ambiente soma modernidade, conforto e tradição, trazendo elementos naturais, tons neutros e a madeira que aquece e traz aconchego. Valorizando a história do prédio, as paredes aparecem em estado original, aproveitando o pé direito duplo, que também está à mostra. Na parte construtiva, uma estante orgânica em pedra natural, autoportante, traz sofisticação. A modernidade se faz presente através da automação, aplicando o novo contexto da leitura, o livro falado com inserção de música e poesias narradas em áudio pelo homenageado. O convívio vem por meio de um sofá orgânico e duas poltronas assinadas pelo Estúdio Bola.
Obras dos artistas plásticos pernambucanos Reynaldo Fonseca e Roberto Ploeg e esculturas de Abelardo da Hora são destaques no ambiente que abriga também obras contemporâneas de Paulo Bruscky, entre outros artistas da Numero Galeria. “Trabalhamos em diversos contextos da vida de Chicão, das histórias de vida, dos livros, das conversas que soam carregadas de estímulos sensoriais onde a alma é a protagonista e se depara na estação do tempo, do conforto do lar, no convívio em família e entre amigos. Onde o coração relaxa e a mente viaja. Onde o amor traz a união, a calma e a serenidade que precisamos para nos reabastecer durante a correria do dia a dia”, revela a arquiteta Eduarda Moscoso. “É o aconchego perfeito para que as pessoas estacionem a alma e viagem pelo mundo através da imaginação, valorizando a literatura e, o fundamental, sentindo toda essência do amor, carinho e atenção que Dr. Chicão nos traz em suas obras”, completa Tita Barretto.
A Estação da Alma, das arquitetas Eduarda Moscoso, Tita Barretto e Lílian Avellar, da Etla Arquitetura, tem o apoio de Marmorart, Daluz, Casa Mia, Tintas Coral, Casttini, Karta, Itálica Casa, Adroaldo, Vivix, Morhar Automação, LG, Auge Eletro, Matiz, Arbor Cortinas, Galeria Numero, Particolare, Antiquário Baccarat Vera Costa, JC Carlos, Casario Criativo, WMF Marcenaria, GMF Marcenaria e Móbile Studio.
Etla Arquitetura
Por Eduarda Moscoso, Tita Barretto e Lílian Avellar
@etlaarquitetura
PROJETOS AUTORAIS
📍RECIFE 📍GOIÂNIA
contato@craftarquitetura.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário