Após dois anos sem a realização presencial por conta da pandemia da Covid-19, o evento volta a sua forma tradicional com o reencontro das tribos Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul) para mais um duelo da arte e da cultura indígenas. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti e do Estado do Pará, o Festribal acontece no Centro Cultural, mais conhecido como Tribódromo, com capacidade para 10 mil pessoas.
O espetáculo a céu aberto retrata a cultura indígena, com inspiração em seus rituais, no modo de vida do caboclo, no pescador e no farinheiro. Ao interagirem com suas tribos, as torcidas completam a festa e transformam o Tribódromo no local da maior expressão da arte indígena da Amazônia.
O Festribal nasceu de uma ramificação do Festival Folclórico de Juruti, onde se apresentavam cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi e carimbó. De 1995, quando o evento teve sua primeira edição, até hoje, a tribo Munduruku já venceu 16 vezes e a Muirapinima conquistou 13 títulos de campeã.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Festribal - sábado, dia 06/08, às 23h15, na TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário