quarta-feira, 24 de agosto de 2022

“PRETA DE ÉBANO” – UMA PRINCESA DO NOSSO TEMPO Com patrocínio da CHESF, o espetáculo infantojuvenil chega a Recife, mostrando que não se fazem mais princesas como antigamente. Felizmente.



O livro “Preta de Ébano”, de Gisela de Castro, virou peça para o público infantojuvenil, que estreou no Rio de Janeiro e passou por cidades mineiras, agora chega a Recife.
Graças ao patrocínio da Chesf, por meio do edital Eletrobras 2021, a peça chega a Recife no próximo dia 27 e depois vai circular pelas cidades baianas de Salvador, Paulo Afonso e Sobradinho, com sessões gratuitas abertas ao público, numa realização da Zucca Produções.

Já foi o tempo dos contos de fadas em que princesas esperavam por príncipes encantados para salvá-las, e o final feliz para elas era o casamento. Assim como já foi o tempo em que princesa tinha de ser branca como a neve. Hoje a princesa é negra e tem mais com o que se preocupar do que casamento e príncipe salvador. Ela, sim, é a salvadora. E não de uma vida, mas de toda uma comunidade. Ou um reino, como é o caso de Preta de Ébano, personagem-título do livro que virou peça estrelada pela atriz Luellem de Castro, dirigida por Natália Balbino e com trilha sonora composta por Maíra Freitas.

A saga da princesa negra será narrada pela atriz, cantora e compositora Luellem de Castro, atriz desde os 7 anos de idade, que já esteve no elenco de “Malhação Vidas Brasileiras” (TV Globo), em que a música tema de sua personagem era dela: “Recado”. “A peça é superanimada, tem músicas ótimas, é encantada mesmo. A Luellem de oito anos ia amar. A de 26 amou também”, revela a empolgada atriz.

Além das apresentações, em cada cidade, serão doados, para bibliotecas ou escolas públicas, exemplares do livro “Preta de Ébano”, ilustrado por Jefferson Batista, natural de Carpina (PE), premiado cineasta de animação em stop motion.

Sinopse

A história suscita o feminismo negro e narra a saga de uma heroína sábia. A peça aborda temas como o poder e a sabedoria da mulher negra, colocando a protagonista como uma princesa que vence por meio de seus conhecimentos e ideias. Os temas apresentados na obra levam à reflexão sobre a formação da identidade feminina, principalmente no universo infantojuvenil e também sobre o tempo, a ancestralidade, a pesquisa, o poder da sororidade e a coragem. 

Preta de Ébano é uma princesa do nosso tempo: formosa, corajosa, curiosa, estudiosa e talentosa! Ela mergulha em sua saga para vencer por meio de sua criatividade e sua inteligência.

Serviço: “Preta de Ébano”

Duração – 50 minutos

Classificação etária – LIVRE

ENTRADA FRANCA

Dia 27 de agosto – Recife (PE)

Cine Teatro Joana Batista – Centro Comunitário da Paz (Compaz) Miguel Arraes

Av. Caxangá, 653, Madalena

Sessões às 10h e 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário