No mês de agosto, como já de costume temos convidado internacional. Receberemos o espanhol, Luis Alejandro Garcia, da cidade de Tenerife (Espanha), um dos mais premiados violonistas de sua geração que vem ao Brasil graças à turnê do Festival e Competição Internacional de Violão José Tomás Villa de Petrer, organizada pela associação PIMA Guitarra, parceira da PaVio – Paraíba Violões.
Luis Alejandro Garcia
Com mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, Luis Alejandro García (Tenerife) é um dos mais premiados violonistas espanhóis da sua geração. Elogiado como um intérprete que combina 'virtuosismo com nuances musicais excepcionais em sua interpretação' (Enric Madriguera, Diretor de Estudos de Guitarra da UT Dallas), ganhou Primeiros Prêmios em concursos como o Concurso 'José Tomás – Villa de Petrer', Concurso de Guitarra Coria ou Prêmio El Primer Palau.
Deu concertos e masterclasses em grande parte da Espanha e também em Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Andorra, Chile e Argentina, além de tocar com orquestras como a Orquestra Sinfônica de Tenerife, a Orquestra Filarmônica de Gran Canária ou a Orquestra Simfônica del Vallès, juntamente com maestros como Karel Mark Chichon, Xavier Puig ou Alessandro Palumbo.
Em 2018 lançou seu primeiro álbum, 'Lazos sobre el Atlántico', produzido pela JSM Guitar Records. É membro do Canary Guitar Quartet, com o qual foi premiado internacionalmente, além de ter lançado o seu primeiro disco, '21'.
Graduou-se-se em violão com honras, bem como em Musicologia com prêmio de Láurea Acadêmica em Tenerife e teve aulas com vários professores de renome mundial, como Leo Brouwer, David Russell, Marco Tamayo, Carlo Marchione ou Judicaël Perroy. Em seguida concluiu o mestrado com honras na Esmuc (Barcelona) sob a tutela de Àlex Garrobé.
Seus próximos compromissos incluem turnês nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, México e Itália, além de sua estreia no Teatro Monumental junto à ORTVE em 2022. Luis Alejandro García toca violões do luthier Vicente Carrillo e cordas Knobloch.
Release
Essa edição do projeto Violadas tem como principal atração o virtuosismo e sensibilidade musical deste intérprete vencedor do concurso de intérpretes José Tomás – Villa de Petrer do ano de 2019.
Nossos convidados internacionais sempre trazem em sua bagagem verdadeiros medalhões do repertório de violão instrumental, apresentados altíssimo patamar técnico e artísticos, proporcionando experiências estéticas fantásticas ao público do projeto Violadas.
Além desse repertório tradicional, neste ano, teremos aqui na Paraíba 3 cidades participando da turnê, cada qual com sua edição do Projeto Violadas: Campina Grande, Queimadas e João Pessoa, com participações dos talentos locais lado a lado com nosso convidado.
Em Campina Grande e Queimadas teremos Ewerson Carvalho e Arthur Nascimento, expoentes das 6 cordas dividindo o palco e na edição de João Pessoa, o apresentador e produtor Bruno Marinheiro, toca charango (pequeno instrumento de cordas da região do planalto andino) juntamente ao violão de Luis Alejandro, interpretando duas obras bolivianas, dando vazão à ligação que Alejandro, por ser das Ilhas Canárias, sente com a cultura latino-americana.
Link para a página do evento
https://flow.page/projvioladas
Nenhum comentário:
Postar um comentário