segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Natura conquista Prêmio ECO com o PlenaMata, portal que acompanha em tempo real o desmatamento na Amazônia



Reconhecimento da AMCHAM-Brasil destaca empresas comprometidas com a agenda ESG. PlenaMata, desenvolvido em parceria com Mapbiomas, InfoAmazonia e Hacklab, venceu na categoria “Práticas de Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”.

A Natura conquistou, na última quinta-feira (28), o Prêmio ECO da AMCHAM-Brasil (Câmara de Comércio Brasil-EUA), correalizado com a Época Negócios, na categoria “Práticas de Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”, com o case “PlenaMata: mobilização pela conservação e regeneração da Amazônia”.

Na edição 2022 da premiação, 86 companhias inscreveram 108 projetos nas categorias “Sustentabilidade em Processos” e “Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”. Ao total, 28 iniciativas foram selecionadas como vencedoras e reconhecidas em evento presencial na sede da Amcham, em São Paulo.

Desenvolvido pela Natura em parceria com Mapbiomas, InfoAmazonia e Hacklab, o portal PlenaMata acompanha em tempo real o desmatamento na Amazônia. Além de apresentar um contador de árvores derrubadas por minuto e hectares desmatados, a partir de informações atualizadas diariamente e com a possibilidade de gerar mapas e gráficos interativos, inclusive com recortes territoriais, o PlenaMata reúne conteúdos informativos com linguagem acessível para ampliar o alcance sobre o tema entre diferentes públicos.

De acordo com alertas do portal detectados até a primeira quinzena de julho, o desmatamento neste ano já representa mais de 1,3 milhão de árvores derrubadas por dia - uma média estimada de 974 árvores por minuto.

“Esse reconhecimento é uma grande honra para nós e reforça a nossa convicção de que as empresas precisam ser agentes de transformação. O desmatamento, hoje, é uma das grandes ameaças a Amazônia e às populações locais, um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois compromete o equilíbrio do planeta e intensifica os efeitos das mudanças do clima, perda da biodiversidade, impactos nos ecossistemas essenciais a vida, afetando gravemente a economia e a sociedade”, afirma Denise Hills, diretora de Sustentabilidade de Natura &Co América Latina. “O PlenaMata tem o objetivo de chamar a atenção para esse grave problema e mobilizar esforços coletivos em torno de iniciativas de conservação e regeneração da floresta. Portanto, sermos um dos vencedores do Prêmio ECO neste ano, é motivo de muita alegria para nós”, acrescenta.

Para Mathias Felipe, coordenador do PlenaMata e gerente de projetos do InfoAmazonia, o reconhecimento através do Prêmio ECO é um incentivo para mais trabalhos colaborativos que visam promover a conservação da floresta. “A Amazônia é um bem com impactos geopolíticos, ambientais e sociais de magnitude planetária, por isso é importante oferecer informações confiáveis e de qualidade sobre a região. Como defendemos no PlenaMata, conhecimento gera movimento”, reforça Mathias.

“A conservação e o combate ao desmatamento precisam se tornar uma obsessão nacional pela importância que a Amazônia tem para o Brasil. Muito além da biodiversidade, é a segurança energética, alimentar e econômica do País e um tesouro cultural inestimável. O PlaneMata é um instrumento que se soma para ampliar a consciência e promover a manutenção da floresta de pé", sinaliza Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas.

O PlenaMata é uma das iniciativas que se somam ao compromisso de mais de duas décadas da Natura com a Amazônia, estabelecido na Visão 2030 de Natura &Co (Natura, Avon The Body Shop e Aesop), cujas metas incluem mobilizar esforços coletivos para zerar o desmatamento na região até 2025 e ampliar a área de conservação de 2 milhões para 3 milhões até 2030.


Sobre o Prêmio ECO


Lançado pela AMCHAM em 1982, o Prêmio Eco reconhece as melhores práticas empresariais voltadas ao meio ambiente e promove a reflexão sobre a evolução do tema da sustentabilidade no Brasil. O nome ECO, fusão das palavras empresa e comunidade, traduz o compromisso corporativo com o desenvolvimento social, ambiental e econômico. No último ano, o Prêmio Eco se juntou à Revista Época Negócios e seu canal Um Só Planeta no intuito de divulgar as melhores e mais inovadoras práticas de ESG no Brasil.

Nesta edição, o Prêmio ECO avaliou 108 iniciativas inscritas, com a expertise de um time de 50 jurados e especialistas, resultando na premiação de 28 iniciativas de 27 empresas de todos os portes e segmentos da economia.


Sobre a Natura


Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.


Natura e Rock In Rio


Natura e Rock in Rio novamente unem forças por um mundo mais bonito. Após uma colaboração inédita em 2019 para a concepção da "Nave - Nosso Futuro É Agora", a experiência sensorial, agora inspirada na Amazônia, retorna para a Cidade do Rock. As marcas garantem um espetáculo que convida o público a conhecer, se encantar e se engajar por uma Amazônia pulsante, rica e inspiradora. Uma Amazônia que transborda vida e não cabe mais em si. Ao reafirmar a parceria com o Rock in Rio, a Natura dá luz à causa Amazônia Viva, que reforça seu compromisso com a região amazônica há mais de 20 anos. Outras novidades sobre as ações da marca no festival serão divulgadas em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário