Desenvolvido pela fisioterapeuta Berta Bobath e pelo médico Karel Bobath, nos anos 40, em Londres, para tratamento de crianças com paralisia cerebral, o conceito Bobath tem como objetivo principal modificar o tônus e inibir padrões anormais de movimento para “facilitar” (tornar possíveis) padrões funcionais mais próximos ao normal.
De acordo com o fisioterapeuta e instrutor do curso, Rodrigo Silva, a formação teve uma carga horária de 285 horas de atividades práticas e teóricas. "Começamos no mês de abril e durante a aplicação dos 4 módulos os profissionais puderam aprender a avaliar, planejar e tratar pacientes com paralisia cerebral e outras desordens neuromotoras", ressaltou.
Para o terapeuta ocupacional, Tássio Cunha, o curso veio dar uma nova luz a prática profissional dos participantes. "Durante 4 meses tivemos uma formação diferenciada acerca do conceito Bobath e da sua evolução com uma abordagem ampla e mundialmente utilizada na reabilitação neurológica", pontuou.
O presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, avaliou positivamente a capacitação. "Estamos sempre promovendo iniciativas de aprofundamento e atualização dos profissionais, visando, cada vez mais, um melhor atendimento para os nossos beneficiários. A realização deste curso marca a evolução dos conhecimentos científicos em uma área fundamental para nossa cooperativa médica", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário