quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Academia em Rede: a juventude como protagonista da Educação



Programa da Fundação Educar para grêmios estudantis, realizado em parceria com Diretorias de Ensino, proporciona aos jovens a oportunidade de liderar ações em suas comunidades

Criado no ano de 1999, pela ONU - Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto, tem como objetivo dar visibilidade para a temática e a importância da participação da juventude na solução dos desafios globais. A partir dessa iniciativa, diversas ações foram criadas ao redor do mundo a fim de proporcionar à juventude oportunidades nos mais distintos segmentos, como educação, esporte, trabalho, ou seja, tudo para oferecer a possibilidade de perspectiva de um futuro melhor.

A Fundação Educar, investimento social da Companhia DPaschoal que atua em prol da educação e cidadania atua há mais de 30 anos, com a proposta de desenvolver jovens protagonistas, capazes de escrever seu projeto de vida e transformar suas realidades. A escola é um território importante para as comunidades e para a construção da cidadania, por isso, em parceria com Diretorias de Ensino Regionais Leste e Oeste da região de Campinas e a Diretoria de Ensino de Sorocaba, a Fundação leva a metodologia aprendida nessas três décadas, com um conteúdo especialmente criado para alunos de Grêmios Estudantis de unidades de ensino dessas Regiões, a Academia em Rede. A ação proporciona a cerca de 330 jovens, oficinas on-line de protagonismo juvenil, cidadania ativa e competências socioemocionais para fortalecer a atuação desses alunos em grêmios estudantis.

Para a Coordenadora de Projetos da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli, a Academia em Rede atua dentro das premissas da ONU, relativas ao Dia Internacional da Juventude, proporcionando aos jovens envolvidos no projeto, oportunidades de liderança e protagonismo dentro de suas escolas. “Estamos com uma jornada de desenvolvimento com esses gremistas, que estão liderando projetos, movimentos, ações  potentes de uma forma protagonista e transformadora, estimulando cidadania em suas unidades de ensino. Nossa missão é compartilhar ferramentas que auxiliem esses jovens a reconhecer seu papel protagonista e cidadão e gerar mudanças positivas em suas escolas ou comunidades”, disse Cristiane Stefanelli, que afirmou ainda a intenção de expandir o projeto para a Rede Pública de Ensino de outros estados e municípios em 2023, visto que as atividades são realizadas de maneira remota (on-line).

A aluna da Escola Estadual José Leme do Prado, de Valinhos, Luciana Beatriz Sant’ana Lopes, que participa do programa, destacou sua importância no desenvolvimento pessoal dos jovens. “O projeto contribui para o nosso desenvolvimento pessoal, com isso conseguimos confiar mais no nosso trabalho. Foi muito bacana saber que têm mais jovens que estão nesse mesmo processo. Tem sido muito bacana a experiência de poder mostrar um pouco dos nossos trabalhos e experiências. Sabemos que a adolescência é uma fase complicada e é muito bom saber que você tem alguém ali do seu lado em todos os momentos. Eu me dedico ao Grêmio e à escola porque eu gosto muito de ajudar ao próximo, ainda mais aos alunos”, enfatizou Luciana. 

Professora Especialista em Currículo de História (PEC), da Diretoria de Ensino de Sorocaba, Suelen Andrade Maciel de Jesus, a experiência tem sido muito enriquecedora para os alunos. “As formações são contextualizadas, pois falam de comunicação, direitos humanos, metodologia de projeto e temas trabalhados no grêmio estudantil. Outra coisa que achei muito importante é que eles conseguem falar a linguagem do jovem e eles se envolvem, comentam. Tem sido muito proveitoso”, destaca a professora. 

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor. 

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